Tratamento Ortodôntico – Introdução:
Os objetivos básicos do tratamento ortodôntico consistem em prevenir e corrigir as posições inadequadas dos dentes e dos ossos maxilares.
Outras vantagens resultantes do alinhamento dos dentes conquistado pelo tratamento ortodôntico:
- Estética: sorriso mais bonito e elegante;
- Funções: mastigatória, da fala e da dicção mais adequadas;
- Higiene Bucal: limpeza dos dentes facilitada.
..
Tratamento Ortodôntico na Correção dos Problemas de Desenvolvimento Dento-Faciais:
O tratamento ortodôntico também atua na prevenção e no tratamento dos problemas de crescimento e de desenvolvimento da face e das arcadas dentárias, assim como dos problemas da oclusão dental (forma como os dentes superiores contatam os dentes inferiores durante o ato de fechar a boca).
Problemas ortodônticos de menor complexidade podem ser tratados por um dentista clínico geral, mas os casos mais complexos devem ser necessariamente submetidos aos cuidados de um especialista (ortodontista).
A ortodontia é uma especialidade odontológica dinâmica, sendo que os constantes avanços nas pesquisas, o desenvolvimento de novos conceitos, de técnicas de tratamento, de materiais e de equipamentos terapêuticos, torna obrigatória a constante atualização do ortodontista.
No adulto, quando as bases ósseas dos ossos maxilares já desenvolveram-se anormalmente e estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática para o restabelecimento do padrão facial normal.
Na criança em desenvolvimento, estas discrepâncias devem ser corrigidas pelo tratamento ortodôntico tão cedo quanto possível, evitando-se a necessidade de futura intervenção cirúrgica ortognática e prevenindo-se maiores deformações às estruturas anatômicas envolvidas.
.
.
Tratamento Ortodôntico na Terapia das Disfunções da ATM:
Dentes que não se encaixam corretamente com os dentes da arcada dentária oposta durante o fechamento da boca ou durante a mastigação causam sobrecarga aos músculos mastigatórios, os quais, por sua vez, acabarão por pressionar a articulação temporomandibular (ATM). A ATM é uma complexa articulação responsável pelo conexão do osso da mandíbula à base do crânio.
Pressões constantes sobre esta delicada articulação podem causar problemas denominados disfunções da ATM. As disfunções da ATM causam sintomas dolorosos bastante desagradáveis, os quais podem atingir não apenas a própria articulação e as demais estruturas anatômicas do aparelho mastigatório, mas estenderem-se para outras estruturas próximas, tais como o ouvido, a cabeça, e o pescoço.
O tratamento ortodôntico, na medida em que corrige a posição dos dentes e melhora a relação entre os osso maxilares tende a solucionar grande número de casos de disfunções de ATM.
..
Tratamento Ortodôntico – Conceito de Oclusão Dentária
A oclusão dentária é o contato entre as superfícies dentárias dos dentes superiores e inferiores durante o ato de fechamento da boca.
Numa oclusão normal, quando a boca é fechada, os dentes superiores encobrem de modo parcial e sutil os dentes inferiores, sendo que os contatos entre estes dentes devem ser adequados, de acordo com um padrão anatômico de normalidade. Desvios deste padrão normal são classificados como má oclusão dentária
A oclusão dentária pode ser compreendida como o padrão ou forma que a pessoa executa sua “mordida”.
A má oclusão dentária pode apresentar-se de diferentes formas e, em imenso número de casos, pode ser corrigida pelo tratamento ortodôntico.
.
Tratamento Ortodôntico – Correção da Má Oclusão Dentária:
Abaixo estão ilustradas algumas formas de má oclusão entre os dentes para as quais o tratamento ortodôntico está indicado:
.
Mordida profunda: durante o fechamento da boca, os dentes superiores cobrem e sobrepassam em excesso os dentes inferiores. Nos casos mais graves, a mordida profunda, também chamada de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, dificultando até mesmo suas visualizações, comprometendo a estética e a mastigação. Em casos extremos, os dentes inferiores podem chegar a tocar o palato (céu da boca) e até mesmo a gengiva da arcada superior..
..
.
Mordida aberta: ausência parcial de contato entre os dentes superiores e inferiores por ocasião do fechamento da boca. A abertura da mordida pode ocorrer entre os dentes da frente (dentes anteriores) ou entre os dentes do fundo (dentes posteriores), atingindo os lados direito e/ou esquerdo das arcadas dentárias. O comprometimento das funções fonética e mastigatória, além do estético é bastante evidente..
.
.
Mordida cruzada: numa oclusão normal, quando a boca é fechada, os dentes superiores encobrem de modo parcial e sutil os dentes inferiores, sendo que os contatos entre estes dentes devem ser adequados, de acordo com um padrão anatômico de normalidade. Em casos de mordida cruzada, também chamada de mordida reversa, ocorre o contrário, ou seja, os dentes inferiores recobrem os superiores, sendo este recobrimento passível de envolver um, vários ou todos os dentes das arcadas dentárias..
.
.
Desvio da linha mediana: esta situação caracteriza-se quando, em sentido vertical, ocorre uma falta de alinhamento do centro da arcada superior com o centro da arcada inferior. O alinhamento ideal da linha mediana acontece quando, ao fechar a boca, o espaço entre os dentes incisivos centrais superiores e o espaço entre os dentes incisivos centrais inferiores coincidem exatamente numa linha vertical imaginária.
,.
.
.
.
Diastema Dental: é um espaço anormal e aumentado entre dois ou mais dentes vizinhos, resultando na falta de contato entre ambos. Normalmente, os dentes vizinhos são bastante próximos, sendo que o espaço ambos é preenchido pela gengiva até o ponto em que se tocam. O ponto de contato dos dentes vizinhos impede a penetração forçada dos alimentos contra a gengiva, o que poderia causar lesões (impacção alimentar). Diastemas podem ocorrer entre quaisquer dentes vizinhos, mas são mais comuns entre os dentes anteriores, produzindo um resultado estético insatisfatório.. .
.
Apinhamento Dental: condição relativamente comum, na qual os dentes se posicionam de forma inadequada na arcada dentária em razão da falta de espaço para seu correto alinhamento. Os dentes apinhados podem apresentar-se girados, tortos, apertados e inclinados, sendo popularmente conhecidos como “dentes encavalados” ou “dentes montados”. Além do comprometimento da estética, o apinhamento dental dificulta a realização de uma higiene bucal adequada.
.
.O
Tratamento Ortodôntico na Prevenção da Cárie Dentária e das Doenças Gengivais:
Dentes fora de posição, sejam tortos, encavalados ou mal alinhados, além de comprometerem a estética do sorriso, são difíceis de serem corretamente higienizados pela escova e pelo fio dental. Por isso, acabam por propiciar condições favoráveis para uma maior aderência e permanência das bactérias bucais em suas superfícies, as quais formam uma crosta nociva chamadas de placa bacteriana.
A placa bacteriana produzirá produtos tóxicos corrosivos e agressivos que resultarão no aparecimento da cárie dentária e da gengivite (inflamação gengival). A cárie dentária pode evoluir para a completa corrosão e destruição do tecidos calcificados do dente, levando à sua perda. A gengivite, se não tratada, poderá agravar-se e transformar-se numa doença muito mais séria chamada de periodontite, a qual culminará com a destruição do osso de suporte da raiz dentária, tornando o dente completamente abalado e condenando-o à extração.
O alinhamento dos dentes e a correção de suas posições nas arcadas dentárias facilitarão a higiene bucal caseira por parte do paciente, contribuindo para a prevenção das cáries e doenças gengivais.
Contudo, deve-se enfatizar que a instalação de aparelhos fixos cria dificuldades adicionais de higienização bucal, uma vez que seus componentes tornam mais difícil a eliminação diária da placa bacteriana dos dentes. O ortodontista deve advertir seu paciente sobre esta questão de extrema importância, além de indicar equipamentos e técnicas de higienização específicos para a prática de uma adequada higiene bucal durante o tratamento ortodôntico..
..
Tratamento Ortodôntico na Reabilitação da Auto-Estima:
O tratamento ortodôntico pode prevenir e corrigir os problemas acima apresentados, além de muitos outros, tornando a boca mais saudável, proporcionando uma melhor aparência estética e até mesmo prevenindo perdas dentárias.
Portanto, cabe ao dentista identificar o mais brevemente possível o desenvolvimento anormal dos ossos maxilares e o mal posicionamento de dentes que possam gerar contatos anormais entre os dentes das arcadas dentárias superior e inferior. Após a identificação dessas anomalias, medidas imediatas devem ser tomadas para suas correções.
O tratamento ortodôntico, ao restabelecer o correto alinhamento dos dentes, proporciona ao paciente tratado um sorriso mais elegante, contribuindo decisivamente para a melhoria de sua auto-estima...