Manchas Dentais por Antibióticos – Tetraciclinas:
A ingestão de tetraciclinas, grupo de antibiótico de amplo espectro, durante o período em que os dentes estão em formação (período da odontogênese), resulta no escurecimento dental e no aparecimento de manchas extremamente anti-estéticas nas superfícies dentárias. Manchas Dentais por Antibióticos
Estes antibióticos de amplo espectro constituem uma das mais antigas famílias de antibióticos.
São usados no tratamento de vários tipos de infecções, tais como da pneumonia, da faringite, das infecções não complicadas do trato geniturinário, da cólera, da diarreia, entre outras.
As manchas e o escurecimento dos dentes resultam de reação química que ocorre entre as tetraciclinas e os tecidos dentários em fase de formação.
Desta reação química podem resultar graves manchamentos e escurecimentos nos dentes, os quais podem ter sua aparência estética dramaticamente comprometida.
Por isso, sua administração é totalmente contraindicada em qualquer período da gestação, da lactação e para crianças abaixo de oito anos idade.
Relativamente aos dentes de leite, existe um período crítico para ingestão da tetraciclina. Este período está compreendido entre os 04 meses de vida intrauterina ao quinto mês de vida, após o nascimento.
Quanto aos dentes permanentes, o período crítico para ingestão da tetraciclina situa-se entre os 04 meses e os 7 anos de vida.
A ingestão de tetraciclinas nestas fases do desenvolvimento dos dentes produzirá manchas de correção estética extremamente difícil.
Dentes manchados por este tipo de antibiótico estão entre os que pior respondem favoravelmente aos diversos métodos de clareamento dental.
Manchas Dentais por Antibióticos – Gravidade Estética das Manchas
A cor, a intensidade e o padrão das manchas causadas pela tetraciclina dependem, não apenas do período de vida da ingestão do medicamento.
Dependem também da intensidade da dosagem e do tempo de administração do antibiótico durante a antibioticoterapia.
A intensidade da mancha por tetraciclina pode ser classificada em graus: leve, moderado ou grave.
Esta classificação leva em conta as tonalidades e intensidades das alterações cromáticas, assim como a produção de faixas de cores diferentes ao longo das superfícies externas do dentes manchados, as quais comprometem ainda mais o aspecto estético dos mesmos.
A leve caracteriza-se por manchas de colorações pálidas, variando do amarelo, castanho ao cinza, uniformemente distribuída por toda a coroa, sem formação de faixas na coroa dental.
A moderada é uma mancha com tonalidades mais escuras, podendo apresentar tons variáveis do amarelo ao cinza, igualmente sem a formação de faixas ao longo da coroa;
A grave forma várias faixas com diferentes colorações escuras ao longo da superfície da coroa dentária, bastante manchada.
Os dentes anteriores são os que apresentam uma maior alteração de cor provocada pela tetraciclina, pela maior incidência de luz solar, assumindo uma coloração cinza-escuro ou marrom.
A odontologia estética atual oferece diversos tipos de terapias à disposição dos profissionais para recuperar minimizar os efeitos danosos das manchas causadas pelas tetraciclinas no aspecto estético dos dentes.
Estas terapias incluem procedimentos mais conservadores, tais como os diversos métodos de clareamento dental, assim como tratamentos mais invasivos e radicais, os quais incluem a aplicação de facetas diretas em resina ou a instalação de facetas laminadas ou coroas em porcelana sobre as superfícies externas dos dentes manchados e escurecidos.
Cabe ao profissional determinar a melhor forma de terapia para a correção das manchas e escurecimentos de cada caso em particular, inclusive, considerar a possibilidade de associar técnicas conservadoras e radicais, a fim de alcançar os melhores resultados estéticos possíveis.
Importante salientar que, mais importante do que as terapias para minimizar ou eliminar as alterações cromáticas dos dentes causadas pelas tetraciclinas, é o pleno conhecimento dos danos relacionados à prescrição das tetraciclinas.
Lamentavelmente, apesar do vasto conhecimento adquirido ao longo da evolução da ciência odontológica quanto aos efeitos nocivos que estes medicamentos podem causar aos dentes, muitos profissionais ainda o prescrevem de forma inadequada.
Tratamento de Manchas Dentais por Antibióticos Zona Sul, Tratamento de Manchas Dentais por Antibióticos Zona Sul SP, Tratamento de Manchas Dentais por Antibióticos SP, Tratamento de Manchas Dentais por Antibióticos São Paulo,