Selantes Dentários – Considerações Gerais:
Selantes dentários são substâncias aplicadas sobre as superfícies mastigatórias dos dentes posteriores, formando uma película protetora sobre elas com o objetivo de prevenir a cárie dental.
Eventualmente, os selantes dentários são aplicados em outros dentes permanentes que apresentam fissuras profundas.
Os dentes posteriores (molares e pré-molares) apresentam sulcos e fissuras muito estreitas em suas superfícies mastigatórias, as quais não podem ser acessados pelas cerdas da escova dental, pois são muito espessas para atingir o fundo destas áreas.
Consequentemente, depositam-se resíduos alimentares e bactérias bucais nestas irregularidades anatômicas, condição que favorece demais o desenvolvimento das cáries.
Recomenda-se a aplicação do selante logo após a erupção do dentes, o que se dá entre seis e doze anos de idade, pois irão preencher aquelas irregularidades naturais dos dentes, isolando-as do meio bucal.
Contudo, também são recomendados para aplicação em dentes de indivíduos adultos que apresentem alto índice de cárie ou sulcos e fissuras profundas.
Os selantes dentários mais utilizados são a base de resinas fluidas e suas durabilidades variam muito de um paciente para outro, podendo durar um ano ou muito mais tempo.
Os selantes a base de ionômero de vidro tem a vantagem de liberar flúor, mas têm menor resistência ao desgaste e às fraturas e retenção precária.
Suas cores variam do transparente ao branco.
Ao longo do tempo, os selantes se desgastam e os sulcos e as fissuras dos dentes voltam a ficar expostas, devendo ser reaplicados periodicamente.
O selante aplicado não deve forma uma película muito espessa, pois acabará por interferir na mordida do paciente, devendo cobrir apenas as áreas suscetíveis à deposição de bactérias e resíduos alimentares.
Apesar de serem de grande valia no auxílio da prevenção da cárie, os selantes somente protegem as áreas em que são aplicados.
Por isso, deve ser elaborado pelo dentista um plano completo de prevenção às cáries dentárias, o qual deve incluir orientação quanto às técnicas e equipamentos adequados para uma boa higiene bucal, aplicações periódicas de flúor em todos os dentes e indicação do uso de cremes dentais fluoretados.
Selantes Dentários – Técnica de Aplicação:
A aplicação do selante é indolor, não exigindo qualquer desgaste do dente nem uso de anestésicos.
Num primeiro momento, o profissional promove a completa limpeza da superfície do dente para remoção de bactérias e de resíduos alimentares que possam estar depositados nas fissuras dentárias.
A seguir, o profissional isola o dente do meio bucal por meio de roletes de algodão e aplica um ácido para desmineralizar parcialmente as superfícies a serem tratadas, de modo a torná-las mais ásperas e capazes de reter o selante.
O dente então é lavado, o selante é aplicado sobre as áreas preparadas e submetido à luz específica para seu endurecimento.
Finalmente, os excessos do material selador são removidos para não interferir com a mordida do paciente.
Selantes Dentários Zona Sul SP, Selantes Dentários Av. Yervant Kissajikian, Selantes Dentários Zona Sul Interlagos, Selantes Dentários Vila Constança, Selantes Dentários São Paulo