Diabetes e Doenças Bucais Zona Sul SP

Diabetes e Doenças Bucais – Introdução:

Diabetes e doenças bucais têm uma relação estreita e muito bem conhecida pelos profissionais da área de saúde, especialmente pelos cirurgiões-dentistas.

Os sinais e sintomas bucais da diabetes são relevantes e característicos, especialmente em portadores desta anomalia que não são tratados ou que, apesar do tratamento, apresentam-se descompensados.

Diabetes e Doenças Bucais Zona Sul SP

DIABETES E DOENÇAS BUCAIS

A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.

Esta doença é resultado da insuficiência ou ausência da produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas, ou de distúrbios no seu mecanismo de ação.

Estas situações anormais relacionadas à insulina, culminam com elevados níveis de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia, caracterizando a existência do diabetes.

A ação primordial da insulina é promover a entrada de glicose para o interior células do organismo, substância necessária para o metabolismo das células.

Diabetes – Complicações Sistêmicas:

Pesquisa recente indicou que mais de 8% da população brasileira está afetada pela diabetes.

Portanto, é necessário que profissionais da área de saúde identifiquem e tratem precocemente os indivíduos portadores desta doença, pois apesar de ser incurável, pode ser controlada.

COMPLICAÇÕES SISTÊMICAS DA DIABETES

Caso contrário, a doença pode gerar graves complicações, se quantidades elevadas de glicose permanecerem no sangue por tempo excessivo.

Nestas situações podem aparecer lesões em todo o organismo, especialmente nos olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos.

Indivíduos diabéticos têm maior chance de desenvolverem infecções, pois o elevado nível de açúcar circulante no sangue, favorece a proliferação de microrganismos, deprime a resposta imunológica do organismo e dificulta os processos de cicatrização.

Diabetes – Prevenção:

A melhor forma de prevenir o diabetes é a manutenção de um estilo de vida e hábitos saudáveis, tais como:

• Praticar atividades físicas regularmente;
  • Manter o peso corporal controlado;
  • Manter dieta saudável;
  • Evitar o fumo;
  • Evitar a Ingestão de álcool;
  • Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

Diabetes – Fatores Predisponentes:

A ausência dos hábitos saudáveis já descritos e a predisposição genética são fatores de risco relevantes para o desenvolvimento da diabetes.

Porém, outros fatores podem contribuir para o aparecimento desta perigosa doença metabólica:

• Hipertensão arterial;
  • Altos níveis de colesterol ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
  • Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;
  • Pais, irmãos ou parentes próximos portadores da doença;
  • Doenças renais crônicas;
  • Diabetes gestacional;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Distúrbios psiquiátricos: esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
  • Apneia do sono;
  • Uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides.

Diabetes e Doenças Bucais – Sinais e Sintomas Bucais:

1) Boca seca;

2) Redução do fluxo salivar;

3) Síndrome de ardência bucal;

4) Distúrbios no paladar;

5) Ulcerações na mucosa bucal;

6) Candidíase;

7) Hálito cetônico;

8) Calcificação deficiente do esmalte dental;

9) Predisposição à infecções;

10) Dificuldades de cicatrização;

11) Aumento na incidência de cáries dentárias;

12) Doenças periodontais (gengivite e periodontite).

Portanto, pacientes diabéticos devem manter excelente higiene bucal, estar devidamente tratados e compensados antes da realização de procedimentos odontológicos, especialmente cirúrgicos.

Medicações e anestésicos locais devem ser adequados pelo dentista para cada caso em particular.

Sinais e Sintomas Bucais do Diabetes Zona Sul, Sinais e Sintomas Bucais do Diabetes Zona Sul SP, Sinais e Sintomas Bucais do Diabetes São Paulo, Sinais e Sintomas Bucais do Diabetes Zona Sulv. Yervant Kissajikian, Sinais e Sintomas Bucais do Diabetes Zona Sul Interlagos, Diabetes e Doenças Bucais Zona Sul SP, Diabetes e Doenças Bucais Zona Sul Av. Yervant Kissajikian, Diabetes e Doenças Bucais Zona Sul Interlagos,