Pontes Dentárias Móveis

1. Pontes Dentárias Móveis – Introdução:

As pontes dentárias móveis, também chamadas de pontes removíveis, são próteses dentárias que, ao contrário das próteses fixas, podem e devem ser removidas diariamente da cavidade bucal do paciente.

A remoção deve ser feita após as refeições, de modo que os dentes naturais remanescentes e a própria prótese sejam adequadamente higienizados.

Após serem retiradas da boca do paciente, as pontes dentárias móveis devem ser muito bem limpas diariamente, de modo a remover as bactérias bucais que se aderem às suas superfícies, processo que pode resultar em manchamento e na formação do tártaro sobre as superfícies das mesmas.

Existem alguns tipos diferentes de pontes móveis, as quais podem ser classificadas apenas para fins meramente didáticos como provisórias ou “definitivas”.

Tal afirmação decorre do fato de que as próteses dentárias, sejam móveis ou fixas, não devem ser, sob qualquer hipótese, classificadas como “definitivas”, pois necessitam ser substituídas periodicamente ao longo do tempo.

A substituição periódica das pontes móveis se faz necessária, pois o desgaste dos seus dentes artificiais e de seus demais componentes ao longo do tempo é uma realidade inevitável.

Uma vez desgastados, os dentes da prótese, além de perderem parte significativa de seu potencial mastigatório, podem levar à diminuição da altura da mordida do paciente (dimensão vertical).

Alterações na altura da dimensão vertical podem levar à distúrbios na articulação temporomandibular, articulação formada pelo contato da mandíbula com partes dos ossos do crânio.

 

2. Pontes Dentárias Móveis – Objetivos:

O objetivo principal das pontes dentárias móveis é a reabilitação bucal completa.

Ao repor os dentes perdidos, tais próteses devolvem ao paciente não apenas sua aparência estética, mas também contribui para elevação da sua autoestima, além de restabelecer suas funções fonética e mastigatória.

Muitas próteses móveis são utilizadas como próteses provisórias durante o período de confecção de outros tipos mais diferenciados e complexos de próteses dentárias ou de implantes dentários.

 

3. Tipos de Pontes Dentárias Móveis mais Comuns:

3.1 Pontes Móveis Acrílicas: são próteses rígidas, menos elaboradas e mais rústicas, geralmente usadas como próteses provisórias.

Pontes Dentárias Móveis Acrílicas Zona Sul SP

PONTE MÓVEL ACRÍLICA

São muito utilizadas para promoverem temporariamente a reabilitação bucal do paciente até que suas condições bucais permitam a confecção de próteses mais elaboradas e duradouras ou de implantes dentários.

Nestas próteses provisórias, os dentes são prensados sobre uma placa de acrílico, a qual, durante seu uso, é acoplada sobre os tecidos gengivais e sobre o pálato (no caso da arcada superior), prendendo-se também ao redor dos contornos dentários.

Apesar da vantagem estética proporcionada pela ausência de metais em sua constituição, sua fixação na boca do paciente geralmente é bastante precária. A despeito disso, alguns pacientes adaptam-se tão bem ao seu uso, que as utilizam como “definitivas”.

3.2 Pontes Móveis com Armação Metálica e Grampos Metálicos: são mais complexas que as acrílicas.

Pontes Dentárias Móveis Av. Yervant Kissajikian

PONTES MÓVEIS COM GRAMPOS METÁLICOS

São constituídas de dentes artificiais prensados sobre uma armação metálica, a qual apresenta grampos também metálicos que se encaixam e prendem-se firmemente aos dentes naturais remanescentes do paciente durante seu uso.

Estas próteses, apesar da desvantagem estética decorrente da exposição visual de alguns de seus componentes metálicos por ocasião do sorriso do paciente, proporcionam maior conforto.

Esta situação decorre do fato de que, além de ocuparem porções menores da cavidade bucal, apresentam maior fixação e melhor estabilidade na cavidade bucal.

A propriedade de exibirem a melhor fixação dentre os tipos convencionais de próteses móveis é resultado da justa adaptação dos grampos metálicos sobre os dentes que lhes servem de apoio.

3.3 Pontes Móveis Flexíveis: estas próteses, caracterizadas por apresentarem flexibilidade, são isentas de metais em sua constituição e foram desenvolvidas visando basicamente eliminar a desvantagem estética das pontes móveis com grampos metálicos.

Pontes Dentárias Móveis Zona Sul SP

PRÓTESE MÓVEL FLEXÍVEL

Além disso, pretendem garantir uma fixação razoável durante seu uso, por meio de aletas constituídas por um material estético flexível.

Estas aletas envolvem e abraçam alguns dentes remanescentes naturais do paciente, proporcionando maior estabilidade às próteses flexíveis durante a mastigação e dicção.

Quando bem indicadas, podem trazer satisfação e conforto ao paciente.

Contudo, em termos de fixação e estabilidade na boca, não podem equiparar-se às mais estáveis próteses com grampos metálicos, principalmente quando faltam os dentes mais posteriores.

 

4. Pontes Dentárias Móveis com Grampos Metálicos –  Confecção:

A confecção das pontes móveis se inicia através da moldagem das arcadas dentárias, a partir das quais são obtidos modelos de gesso que reproduzem perfeitamente as arcadas dentárias do paciente,

MOLDEIRAS PARA OBTENÇÃO DOS MOLDES

Os modelos de gesso são montados em articuladores profissionais, os quais permitem a visualização artificial da mordida do paciente.

Desta maneira, os dentes artificiais poderão serão montados ou de modo a respeitar a forma como se contatam os dentes superiores e inferiores remanescentes do paciente ou de forma a modificar esse padrão de contato.

A modificação do padrão de contato dos dentes geralmente é realizada para aumentar a altura da mordida do paciente, a qual geralmente apresenta-se diminuída pela perda prévia de uma quantidade significativa de de dentes naturais,

Algumas consultas são necessárias para a confecção das pontes móveis e também para o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias (protético), para confecção da armação metálica.

Após o recebimento da armação metálica, será realizada uma consulta para instalação e ajuste da armação metálica, para incluir os dentes definitivos e fazer os ajustes finais.

É importante ressaltar que a ponte móvel tem uma durabilidade curta e pode apresentar instabilidade, dessa forma a colocação da prótese definitiva é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

5. Pontes Dentárias Móveis – Cuidados após suas instalações:

  • O período de adaptação com a nova prótese é muito importante, você terá que reaprender a falar e se alimentar, evite alimentos muito duros ou fibrosos, tais como carnes;
  • É importante que a prótese não lhe machuque. É comum ter que voltar ao dentista para realizar determinados ajustes;
  • Quando fora da boca, guarde sua prótese num recipiente com água, ela foi feita para ficar em ambiente úmido, caso contrário ela poderá ressecar e quebrar facilmente;
  • Higienize diariamente sua prótese com uma escova dental macia.
  • Recomenda-se massagear a gengiva e o céu da boca (palato) para promover a circulação sanguínea e remover placas bacterianas aderidas à mucosa.

 

Pontes Dentárias Móveis Zona Sul SP,

Pontes Dentárias Móveis Zona Sul SP,

Pontes Dentárias Móveis Zona Sul SP,