HERPES LABIAL

Herpes Labial – Introdução:

Herpes Labial, Herpes Labial Zona Sul, Herpes Labial Zona Sul SP,

HERPES LABIAL

Herpes labial é uma infecção viral e altamente contagiosa causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV1).

A transmissão do vírus da herpes simples ocorre pelo contato direto com a pessoa infectada ou com a saliva dela. Tocar, beijar, fazer sexo sem proteção, compartilhar copos e talheres são formas de contrair o agente infeccioso.

O vírus entra em contato com a pessoa atravessa a camada da pele, invade o corpo e se instala em alguma terminação nervosa, permanecendo inativo ou “adormecido” até que algo favoreça sua manifestação.

Em 2011, um estudo publicado no periódico Revista da Sociedade de Doenças Infecciosas da América indicou um possível motivo para que a doença se manifeste em algumas pessoas contagiadas, mas não em outras. De acordo com a publicação, o surgimento das lesões pode estar associado à genética.

Portanto, um grande número de pessoas entram em contato com o vírus, mas serão apenas seus portadores, pois jamais apresentarão, ao longo da vida, quaisquer sinais ou sintomas da doença. Trata-se de uma condição de uma espécie de “adormecimento definitivo” do vírus no organismo.

Por outro lado, os indivíduos suscetíveis aos efeitos nocivos do vírus, mesmo após muito tempo após suas exposições ao vírus, poderão, a partir de uma queda em suas imunidades provocadas por fatores tais como, estresse, exposição intensa à luz solar, ingestão de medicamentos (antibióticos), menstruação, febre ou outras infecções, acabar por proporcionas condições para o vírus “despertar” e desencadear a doença.

Herpes Labial – Sinais e Sintomas:

Herpes Labial, Herpes Labial Zona Sul, Herpes Labial Zona Sul SP,

HERPES LABIAL – BOLHAS E CROSTAS

A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas pequenas e doloridas, em diferentes quantidades, mas que geralmente costumam agrupar-se, principalmente nos lábios superiores e inferiores.

Contudo, podem também afetar várias regiões da mucosa bucal, tais como gengivas, língua, pálato e a porção interna das bochechas.

As feridas causadas pelas bolhas, as quais apresentam um líquido resultante da inflamação em seu interior, costumam doer, arder, queimar e coçar, sobretudo quando a pessoa fala ou come.

Na maioria dos casos, nos primeiros dias após o aparecimento das bolhas, a dor e a coceira são mais intensas. Podem ocorrer inchaços, leves sangramentos e a sensibilidade extrema dificulta a fala e a alimentação.

Pacientes infectados podem ainda manifestar quadros de febre, mal-estar, redução do apetite, dores de garganta e aumento dos gânglios do pescoço, os quais tornam-se inchados e doloridos.

As bolhas geralmente estouram e liberam um conteúdo líquido inflamatório, transformando-se em úlceras e feridas expostas.

Como resultado, formam-se crostas espessas, iniciando-se o processo de cicatrização e, em alguns dias, a ferida tende a regredir e melhorar por si só, dentro de um período aproximado de 08 dias.

Contudo, esse tempo estimado para a cicatrização depende muito da condição imune do paciente. Assim, enquanto a situação que desencadeou a doença estiver acometendo a pessoa, a doença tende a persistir.

A herpes não tem cura.

Herpes Labial – Tratamento:

MEDICAMENTO ANTIVIRAL

Nos pacientes que manifestam ou não os sintomas, após infectados pelo vírus, seus organismos não são capazes de se livrar dos mesmos, apesar de haver tratamentos atenuantes.

Muitos sequer vão descobrir que têm a infecção.

Para aqueles que desenvolve crises recorrentes de herpes, existem terapias para o tratamento de suas lesões e para minimizar sua ocorrência.

O tratamento para o herpes labial consiste em amenizar os sintomas e melhorar mais rapidamente suas doloridas feridas através do uso de medicamentos ingeridos via oral e pomadas.

Estas medicações visam reduzir a agressão viral e atenuar os desconfortos e os sintomas dolorosos.

Anestésicos e anti-inflamatórios tópicos podem proporcionar um alívio temporário.

Vale ressaltar que tratar uma crise não evita ou previne crises futuras, mas auxilia a diminuir a dor, a ardência e o tempo de duração das lesões.

Medicamentos de uso oral, em geral, surtem melhores efeitos quando são tomados antes das lesões aparecerem, geralmente naquela fase inicial em que se prevê o aparecimento das feridas.

Pacientes que sofrem com quadros regulares de herpes, muitas vezes, conseguem saber quando as lesões vão ocorrer, pois alguns sintomas se manifestam antes das bolhas surgirem.

Com a queda na imunidade, a região dos lábios que vai ser afetada pode coçar, arder ou ficar levemente dolorida, apontando para o possível ressurgimento da lesão.

Tratamento do Herpes Labial, Tratamento do Herpes Labial Zona Sul, Tratamento do Herpes Labial Zona Sul SP, Medicamentos para Tratamento do Herpes Labial, Medicamentos para Tratamento do Herpes Labial Zona Sul, Medicamentos para Tratamento do Herpes Labial Zona Sul SP,