Xerostomia ou Boca Seca

Xerostomia – Boca Seca:

Xerostomia ou boca seca é a definição que se dá ao ressecamento da boca provocado pela redução ou paralização do fluxo salivar.

Esta condição pode ser um sintoma temporário comum associado apenas à ingestão insuficiente de água ou ao fato da pessoa dormir com a boca aberta.

O ressecamento da cavidade bucal pode, por outro lado, ser causado por outras condições, tais como estresse, depressão, deficiências vitamínicas, ingestão de certos medicamentos (anti-depressivos, diuréticos e anti-hipertensivos), problemas respiratórios, hábitos nocivos de vida e pelo próprio processo fisiológico de envelhecimento.

A xerostomia também pode ser provocada por situações mais sérias, como certas doenças sistêmicas, tais como o diabetes, doenças auto-imunes e alterações hormonais, além da radioterapia das regiões da cabeça e do pescoço associadas ao tratamento do câncer.

Portanto, a conclusão é a de que para alguns indivíduos a xerostomia pode ser crônica e constante, o que causa sensação de grande incômodo e desconforto, pois além do ressecamento da boca, estas pessoas afetadas podem apresentar halitose (mau-hálito) e interferências no paladar, no ato da fala e da deglutição.

Boca secaAlém disso, a ausência ou insuficiência da saliva pode comprometer a saúde da cavidade oral, pois sua importância é vital no sentido de umedecer e proteger a mucosa oral com sua secreção e fluxo constantes.

Em condições normais, uma pessoa produz entre um litro a um litro e meio de saliva por dia.

Produzida e secretada pelas glândulas salivares diretamente na boca e composta basicamente pela água (99%), a saliva também contém componentes orgânicos e inorgânicos.

Os componentes orgânicos da saliva são enzimas, aminoácidos, proteínas, glicose e uréia.

Dentre seus componentes inorgânicos, pode-se citar: cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.

Em seu conjunto, todas estas substâncias, orgânicas e inorgânicas, protegem contra a invasão de vírus e controlam a proliferação exagerada das próprias bactérias orais.

Portanto, o fluxo salivar contínuo promove a lavagem constante da cavidade bucal, auxiliando na prevenção de doenças bucais em geral, tais como as cáries, as doenças gengivais e periodontais, incluindo também ação preventiva contra infecções do trato respiratório.

Além disso, a saliva também participa na processo de digestão, pois em sua composição existe uma enzima denominada amilase salivar, a qual atua na digestão do amido e do glicogênio contidos em vários tipos de alimentos.

O médico e o dentista devem investigar e determinar as causa que resulta na baixa produção de saliva.

O tratamento de xerostomia está diretamente correlacionado à causa desta disfunção, mas alguns princípios básicos são sempre recomendados, qualquer que seja o caso.

Deve-se aumentar o consumo diário de água (dois litros de água por dia), manter uma boa higiene bucal e evitar o fumo e a ingestão de cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos condimentados ou que contenham muito açúcar.

Saliva Artificial

SALIVA ARTIFICIAL

Dependendo da causa da boca seca, deve-se prescrever medicamentos que estimulam a produção de saliva ou recorrer ao uso de saliva artificial em spray, gel ou gotas.

A saliva artificial é um líquido que reproduz a composição da saliva natural. Ela contêm sais minerais e substâncias hidratantes, capazes de proteger e hidratar os tecidos bucais.

Desta forma, pode-se restabelecer o metabolismo saudável da cavidade bucal.

Finalmente, outros sintomas que relacionam-se à xerostomia são: garganta seca, dificuldade de mastigar, sensação de queimação, língua seca, lábios trincados, feridas na boca, além do aumento do número de cáries e do aparecimento de inflamações gengivais.

Boca Seca, Boca Seca Zona Sul SP

Xerostomia Zona Sul, Xerostomia Zona Sul SP, Xerostomia SP, Xerostomia São Paulo, Xerostomia Av. Yervant Kissajikian,

Boca Seca Zona Sul, Boca Seca Zona Sul SP, Boca Seca SP, Boca Seca São Paulo,

Tratamento da Boca Seca Av. Yervant Kissajikian,