Extração Dentária – Introdução:

Antes de prática de qualquer extração dentária, o dentista deverá fazer uma revisão completa do histórico médico e dentário do paciente, além de solicitar as radiografias necessárias.

Extração dentária

EXTRAÇÃO DENTÁRIA

As radiografias revelam o comprimento, formato, posição do dente e do osso adjacente, assim como a relação do dente a ser extraído com as estruturas anatômicas vizinhas.

Com base nessas informações, o dentista avaliará o grau de dificuldade do procedimento e poderá planejá-lo adequadamente. Deste modo, a extração dentária pode ser realizada em totais condições de segurança para o paciente.

Em casos de dentes gravemente infeccionados ou de pacientes portadores de alguns tipos de doenças, como as doenças cardíacas, pode ser necessária a prescrição e administração de antibióticos antes da extração dentária. 

Esta conduta visa evitar a disseminação das bactérias que infectam o dente através da corrente sanguínea e a contaminação de outros órgãos.

Existem situações em que a extração dentária envolve graus maiores de dificuldade, como, por exemplo, pacientes especiais, dentes inclusos e semi-inclusos (dentes que ainda não iniciaram ou ainda não concluíram totalmente seu processo de erupção), dentes com raízes compridas e tortuosas ou dentes localizados próximos a regiões anatômicas mais delicadas.

Nestes casos de maior complexidade, dependendo da experiência do profissional em cirurgias bucais, talvez seja mais conveniente a intervenção de um cirurgião buco-maxilofacial..

 

Extração Dentária – Indicações:

  • Extração Dentária - Dentes Extensamente Cariados

    DENTES EXTENSAMENTE CARIADOS

    Dentes Extensamente Cariados: cáries profundas destroem a maior parte dos tecidos dentários, inviabilizando sua recuperação.

    Os dentes extraídos devem ser repostos por meio da instalação de implantes ou próteses. Tal reposição se faz necessária para evitar alterações e deformações nas arcadas dentárias.

    Algumas destas alterações são causadas pela mudança na posição dos dentes vizinhos aos que foram extraídos, os quais migrarão em sentido horizontal.

    Por outro lado, os dentes da arcada oposta que travavam contato mastigatório com os dentes extraídos, migrarão em sentido vertical (extrusão dentária).

 

  • Extração Dentária - Periodontite Avançada

    DENTES COM PERIODONTITE AVANÇADA

    Dentes com Periodontite Avançada: a periodontite é uma doença infecciosa que promove a destruição progressiva do osso de suporte da raiz dentária, podendo tornar o dente completamente abalado.

    A infecção bacteriana característica da periodontite representa risco para a saúde geral do paciente, pois as bactérias penetram na corrente sanguínea e podem afetar órgãos distantes, como, por exemplo, o coração.
    .
    Portanto, a extração dentária dos dentes condenados pela periodontite avançada deverá ser realizada e, pelas mesmas razões descritas no item anterior, a reposição dos dentes perdidos imediatamente planejada.

 

  • Extração Dentária - Alinhamento Dentário Incorreto

    FALTA DE ESPAÇO NA ARCADA DENTÁRIA

    Finalidade Ortodôntica: a falta de espaço nas arcadas dentárias pode levar o ortodontista a indicar a extração dentária de um ou mais dentes para a obtenção de espaço para o correto posicionamento dos demais.

    Existem várias possibilidades de planejamento quanto aos dentes a serem eliminados. Na maioria dos casos é indicada a extrações dos dentes pré-molares para obter espaço para acomodar dentes mal-posicionados.

    Os dentes do siso, por ocasião de sua erupção, o que se dá por volta dos 18 anos de idade, costumam promover um desalinhamento dos demais dentes. Por isso, é bastante comum a indicação de suas extrações pelos ortodontistas.

 

  • Extração Dentária - Finalidade Protética

    REABILITAÇÃO BUCAL

    Reabilitação Bucal: em situações específicas, o paciente necessita submeter-se a um tratamento odontológico extenso e complexo denominado reabilitação bucal.

    Nestes casos, pode ocorrer que um ou mais dentes, apesar de íntegros ou danificados, mas passíveis de recuperação, apresentem posições estrategicamente desfavoráveis na arcada dentária.

    A manutenção destes dentes poderia inviabilizar a execução do plano de tratamento estabelecido para o paciente. Portanto, nestas situações a extração dentária também está indicada.

 

  • Dente do Siso Semi-Incluso Zona Sul SP

    DENTE SEMI-INCLUSO

    Dentes Semi-Inclusos: são dentes que não conseguem completar seu processo de erupção, conseguindo irromper e aparecer apenas parcialmente na cavidade bucal.

    As causas para o fracasso de suas completas erupções geralmente relacionam-se à falta de espaço na arcada dentária, o que acaba por determinar que estejam sempre mal-posicionados.

    Geralmente inclinam-se na direção dos dentes vizinhos e exercem pressão sobre eles na tentativa sempre frustrada de concluir seu processo de erupção, o que pode danificar as raízes dos mesmos,

    O mal posicionamento do dente semi-incluso, impede a correta conformação anatômica da gengiva à sua volta, a qual acaba por recobrir parte de sua coroa, criando espaços nocivos entre a gengiva e o dente. Estes espaços, são frequentemente invadidos pelas bactérias bucais, as quais ali proliferam livremente, uma vez que trata-se de região de difícil higienização.

    Uma vez instaladas à volta e por sobre o dente semi-incluso, as bactérias podem causar dois tipos de infecção bastante dolorosas: a pericoronarite e a cárie dentária. 

    A pericoronarite é uma infecção séria e extremamente dolorosa dos tecidos gengivais e dos tecidos moles que recobrem parcialmente o dente semi-incluso. Esta infecção deve ser tratada imediatamente, pois pode espalhar-se para as estruturas anatômicas vizinhas, agravando-se ao ponto de comprometer a saúde geral do paciente.

    A cárie dentária, abandonada sem tratamento, infectará o canal do dente e promoverá a decomposição do nervo dentário e o aparecimento de abscesso com formação de pus.

 

Indicações da Remoção de Dentes Zona Sul SP, Apinhamento Dental Zona Sul SP

APINHAMENTO DENTAL

  • Apinhamento Dental: a constante pressão exercida pelos dentes semi-inclusos, em sua contínua tentativa de erupcionar, podem também gerar uma espécie de força em cadeia, a qual será transmitida de um dente vizinho ao outro. Como resultado, os dentes cujas raízes são menores e mais frágeis podem deslocar-se de sua posição original, podendo produzir um desalinhamento em sequência conhecido como apinhamento dental. Geralmente, os dentes mais afetados são os anteriores, pois são aqueles que possuem as raízes mais delicadas..
    .

 

  • Dente do Siso Incluso Zona Sul SP, Dente do Siso Semi Incluso Zona Sul SP

    DENTES INCLUSOS

    Dentes Inclusos: são dentes que não conseguiram nem mesmo romper o tecido gengival, apresentando-se completamente imersos dentro do osso no interior do qual estão alojados. 

    A constante pressão também exercida por estes dentes na contínua tentativa de erupção, tal como no caso dos dentes semi-inclusos, poderá resultar nos mesmos danos descritos no item anterior.

    Além disso, dentes inclusos podem dar origem à formação de cistos e outros tipos de lesões ao seu redor.

A extração dentária dos elementos dentais inclusos e semi-inclusos deve ser quase sempre indicada, não apenas para tratar as infecções e inflamações que são capazes de produzir ou que já produziram.

Suas extrações também têm um caráter preventivo, no sentido de evitar problemas e sofrimentos futuros. Contudo, em casos específicos, quando o paciente já perdeu muitos dentes ou em situações que suas arcadas dentárias são amplas, ao ponto dos dentes do siso terem conseguido completar normalmente seu processo de erupção, suas extrações podem não estar indicadas.

 

Extração Dentária – Etapas do Procedimento Padrão:

Extração Dentária Zona Sul SP, Extração de Dentes do Siso Zona Sul SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul SP

ETAPAS DA EXTRAÇÃO DENTÁRIA

  • Primeiramente, a área em volta da extração dentária, dente será anestesiada. Nas extrações mais simples, após a anestesia, o dente é primeiramente descolado da gengiva que o contorna por meio de instrumento apropriado,
  • Em seguida, o dente será forçado para fora do osso que o sustenta por meio de alavancas especiais, as quais poderão, por si só, promover a extração do mesmo, ou então torná-lo abalado, preparando-o para sua remoção final por meio de um fórceps dentário,
  • Após a extração dentária, a cavidade óssea antes ocupada pelo dente (alvéolo dentário) deverá ser higienizada para remoção de eventuais fragmentos teciduais e infecções residuais, processo denominado curetagem alveolar. O alvéolo dentário, poderá ser remodelado para o aplanamento de seus bordos, caso resultem irregularidades após a cirurgia,
  • Terminada esta etapa, a região operada deve ser suturada por meio da confecção de pontos cirúrgicos para protegê-la e facilitar o processo de cicatrização..

Extração Dentária – Dentes Inclusos e Semi-Inclusos:

A extração dentária de dentes inclusos e semi-inclusos envolve manobras cirúrgicas geralmente muito mais complicadas, as quais não são detalhadas neste artigo.

Via de regra, devem ser realizadas por um profissional experiente em cirurgia oral.

Extrações de dentes inclusos que envolvam maior grau de dificuldade são melhor conduzidas por um cirurgião buco-maxilofacial.

Casos de extrema complexidade ou que envolvam pacientes com necessidades especias, podem ter indicação de realização em nível hospitalar, sob sedação anestésica geral. 

Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul, Extração de Dentes do Siso Inclusos na Zona Sul, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos na Zona Sul SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul de SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul de SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul de São Paulo, Extração de Dentes do Siso Inclusos na Zona Sul de São Paulo, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul, Extração de Dentes do Siso Inclusos na Zona Sul, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos na Zona Sul SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul de SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul de SP, Extração de Dentes do Siso Inclusos Zona Sul de São Paulo, Extração de Dentes do Siso Inclusos na Zona Sul de São Paulo, Extração Dentária Zona Sul, Extração Dentária na Zona Sul, Extração Dentária Zona Sul SP, Extração Dentária na Zona Sul SP, Extração Dentária Zona Sul de SP, Extração Dentária Zona Sul de SP, Extração Dentária Zona Sul de São Paulo, Extração Dentária na Zona Sul de São Paulo,

Extração Dentária Yervant, Extração Dentária na Yervant, Extração Dentária Av. Yervant, Extração Dentária na Av. Yervant, Extração Dentária Yervant Kissajikian, Extração Dentária na Yervant Kissajikian, Extração Dentária Av. Yervant Kissajikian, Extração Dentária na Av. Yervant Kissajikian, 

Extração de Dentes Vila Constancia, Extração de Dentes na Vila Constancia, Extração de Dentes Vila Constancia, Extração de Dentes Vila Constancia, Extração de Dentes Vila Constancia, Extração de Dentes na Vila Constancia, Extração de Dentes Vila Constancia, Extração de Dentes Vila Constancia, 

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contador

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.