Microagulhamento – Introdução:
O microagulhamento consiste na aplicação de microagulhas na pele, normalmente feitas de aço cirúrgico ou titânio, que podem estar dispostas em dermaroller (rolo com microagulhas), ou em dermapen (caneta com microagulhas).
O tamanho das agulhas pode variar de acordo com objetivo do tratamento, ou de um profissional para outro.
A técnica do microagulhamento promove a redução dos sinais do envelhecimento e a regeneração da pele, podendo ser indicada para homens e mulheres.
É ideal para pessoas que desejam corrigir imperfeições da pele sem ter que recorrer a cirurgias.
O procedimento promove microfissuras na pele nas áreas tratadas e, como resultado, a dilatação dos vasos sanguíneos e estimulação da formação de colágeno.
Como consequência do exposto na frase anterior, melhora também o potencial da pele absorver medicamentos cosméticos, eventualmente indicados em conjunto com a terapia (drug delivery).
Microagulhamento – Técnica:
O ideal é que o procedimento seja feito no consultório dentário, pois requer uso de creme anestésico ou mesmo anestesia local.
São realizados movimentos de vai e vem com o aparelho em toda área a ser tratada rosto. Em média são feitas de 10 a 15 passadas em um mesmo plano e pelo menos quatro cruzamentos na área tratada, em diferentes posições.
Em geral são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalo de um mês entre elas, para a recuperação da pele.
Contudo, a quantidade de sessões e intervalo entre as mesmas podem variar de acordo com a finalidade do tratamento e as características da agulha usada.
Cada sessão dura, em média, de 30 minutos a uma hora.
Microagulhamento – Benefícios Estéticos:
1. Atenua a pigmentação de manchas de origens diversas;
2. Ameniza rugas e linhas de expressão;
3. Reduz os sinais das cicatrizes de acne;
4. Melhora o viço e a textura da pele;
5. Atua no clareamento da pele.
Microagulhamento – Reações e Tempo de Aparecimento dos Resultados:
Após o microagulhamento a pele apresentará descamação, crostas superficiais, vermelhidão, ardor e um leve inchaço, além de sensibilidade ao frio, calor e sol.
O uso de agua termal para acalmar a pele é indicado, além de medicamentos cicatrizantes, que podem ser prescritos pelo profissional. Recomenda-se não aplicar água quente no rosto nas primeiras 24 horas e não mexer nas áreas tratadas.
A água termal é um tipo de água que possui diversos benefícios para a pele devido ao fato de ser composta por diversos minerais que reforçam as defesas naturais da pele e atuam como antioxidantes, promovendo sua hidratação e suavização, além de conferir aspecto saudável e radiante ao rosto.
Os resultados da terapia aparecem em poucos dias, pois a terapia induz as áreas tratadas a produzirem substâncias para renovar, clarear as manchas e dar elasticidade e firmeza à pele do rosto.
O rejuvenescimento da pele e a amenização de manchas podem ser observados entre 15 e 30 dias após o tratamento.