CUIDADOS PÓS-EXTRAÇÃO DENTÁRIA

Cuidados Pós-Extração Dentária – Introdução:

Os cuidados pós-extração dentária devem ser muito bem detalhados pelo cirurgião-dentista, logo após a conclusão da cirurgia.

Cuidados pós-extração dentária zona sul sp

CAVIDADE ÓSSEA VAZIA

Após a extração de um dente, a cicatrização começa imediatamente com o preenchimento do nosso próprio sangue no interior da cavidade óssea deixada vazia pela raiz do dente extraído.

Como resultado desse processo natural de reparação que logo se inicia, ocorrerá a formação de um coágulo sanguíneo no interior do osso da região do dente extraído.

Esse coágulo sanguíneo, ao preencher o osso vazio, protege o mesmo, evitando que seja invadido por bactérias bucais e que sirva de depósito de resíduos alimentares, impedindo a infecção pós-operatória.

Todos os esforços do paciente no pós-operatório da extração dentária devem ser direcionados no sentido de não promover situações intra ou extra-bucais que possam agitar ou gerar esforços que possam resultar no deslocamento ou na dissolução do coágulo sanguíneo.

Ao contrário, o coágulo deve ser preservado para que se consolide durante o processo de cicatrização, culminando na formação de gengiva e osso no local do dente extraído.

A perda do coágulo sanguíneo pode gerar complicações pós-operatórias graves, resultando em inflamações e infecções muito dolorosas.

Cuidados Pós-Extração Dentária Recomendados:

1 – Evitar falar muito nos três primeiros dias;

2 – Após o término da cirurgia é importante não fazer esforços na região bucal, de modo a evitar desconforto, dor, hemorragia e inchaço na área do dente extraído;

3 – Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias;

4. Manter a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia de extração;

5 – Evitar exposição ao sol, carregar objetos pesados, esforços e atividades físicas, além de banhos muito quentes nos 5 primeiros dias;

6 – Evitar  ingerir alimentos quentes nos primeiros dois ou três dias após a cirurgia, dando preferência aos alimentos frios, gelados ou em temperatura ambiente;

7 – A alimentação deve ser consistente, porém líquida, pastosa ou pouco densa durante dois ou três primeiros dias para não ferir a região operada. leite, sucos, vitaminas, sorvetes, iogurtes, gelatina, sopas, purês, macarrão e alimentos batidos no liquidificador;

8 – A hidratação é importante, portanto recomenda-se ingerir bastante água;

9 – Não realizar bochechos nos 4 primeiros dias;

10 – Promover uma rigorosa higienização da cavidade bucal, optando por escova de cerdas macias, mas utilizando muito pouca quantidade de creme dental para reduzir a formação de espuma;

11 – Lavar a cavidade bucal com água, de preferência gelada, banhando com delicadeza a área operada e evitar cuspir, assim como evitar agitações ou esforços de modo a remover cuidadosamente a espuma da boca, sem perturbar o coágulo sanguíneo que protege a ferida cirúrgica;

12 – Utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou antisséptico bucal à base de clorexidina e sem álcool, para remover muito delicadamente resíduos alimentares e bactérias bucais que aderem-se aos pontos, tornando-os sujos e infectados, situações em que passam a apresentar coloração branca ou amarelada;

13 – Nos dois ou três primeiros dias, aplicar compressas geladas próxima à região operada, protegendo a pele com uma toalha fina de algodão ou agente hidratante para não queimar a pele. As compressas de gelo deverão ser feitas por 20 minutos, seguidos, obrigatoriamente, de um período de descanso de outros 20 minutos; após esse período, fazer nova aplicação de gelo por mais 20 minutos, e assim por diante, respeitando intervalos maiores de descanso ao longo do dia;

14 – Não levar o dedo ou qualquer objeto em contato com a área operada;

15 – Em casos de sangramento no pós-operatório, morder a região operada com gaze estéril, pressionando o local operado de forma ininterrupta;

16 – É normal a sensação de gosto de sangue com saliva na boca, e um sangramento pequeno na primeira noite. Para evitar que isso ocorra, recomenda-se dormir com a cabeça mais alta do que o corpo, utilizando, por exemplo, dois travesseiros.

17 – Em casos de pacientes fumantes, evitar fumar ou reduzir muito a quantidade de cigarros até a reparação da ferida cirúrgica..

18 – Bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas;

19 – Seguir rigorosamente a prescrição dos medicamentos elaborada pelo dentista;

20 – Não tentar remover os pontos em casa. Este procedimento deve ser realizado no consultório do profissional, inclusive para que ele avalie o status da cicatrização.

Cuidados Pós-Extração Dentária, Cuidados Pós-Extração Dentária Zona Sul, Cuidados Pós-Extração Dentária Zona Sul SP, Cuidados Pós-Extração Dentária Av. Yervant Kissajikian, Cuidados Pós-Extração Dentária Zona Sul Interlagos,