O que é Placa Bacteriana?

A Placa bacteriana é uma massa de bactérias bucais que se gruda constantemente nas superfícies dentárias formando uma crosta mole e pegajosa. Apesar de ser inicialmente transparente e invisível, a placa pode aumentar de volume e pigmentar-se, adquirindo uma coloração branco-amarelada.

A placa bacteriana forma-se sobre qualquer superfície sólida da cavidade bucal, tais como dentes, restaurações, próteses fixas ou móveis. Entretanto, seu acúmulo é maior nas áreas entre dentes vizinhos e nas regiões próximas à gengiva.

PLACA BACTERIANA

A placa dental pode ser percebida como uma aspereza por ocasião da passagem da língua sobre dentes que não foram limpos pelos meios de higiene bucal caseira, ou seja, pelo uso correto da escova e do fio dental.

Caso a placa não seja removida e persista ao longo do tempo aderida às superfícies dentárias, ele passará por um processo de calcificação e endurecimento, transformando-se no tártaro.

A superfície do tártaro, por ser muito áspera e porosa, proporciona um local de fácil aderência de novas bactérias bucais, as quais formarão uma quantidade ainda maior de placa bacteriana sobre sua superfície, a qual poderá solidificar-se e aumentar o volume do tártaro.

Placa Bacteriana – Importância da Higiene Bucal Diária:

placa bacteriana, devido à sua consistência mole, pode e deve ser eliminada diariamente em casa pelo paciente por meio da escova e do fio dental. Desta forma, previne-se à formação do tártaro, cuja remoção é muito mais complicada, uma vez que trata-se de uma crosta sólida que se fixa firmemente aos dentes, somente podendo ser removido pelo dentista, por meio de um procedimento específico denominado raspagem.

A raspagem do tártaro pode exigir várias consultas e deve ser realizada preferencialmente sob anestesia.

Placa Bacteriana – Efeitos Nocivos Sobre a Saúde Bucal:

As bactérias da placa, uma vez aderidas aos dentes, a partir do metabolismo de restos alimentares presentes no meio bucal, em especial os açúcares, produzem substâncias químicas nocivas aos dentes e à gengiva.

CÁRIES DENTÁRIAS

Ácidos bacterianos causam a corrosão e a desmineralização progressiva dos tecidos calcificados dentários (esmalte e dentina) resultando no aparecimento da cárie dentária. A cárie, abandonada sem tratamento, destruirá completamente o dente, levando à perda do elemento dental.

Toxinas bacterianas produzem uma inflamação gengival (gengivite), a qual, se não controlada, pode evoluir para uma doença muito mais agressiva, a qual destrói gradativamente o osso de suporte das raízes dentárias (periodontite). A periodontite, após destruir completamente o suporte ósseo de dente, tornará o elemento dental completamente abalado, causando igualmente sua perda.

PERIODONTITE

A cárie dentária e a periodontite, doenças causadas diretamente pela ação destrutiva dos ácidos e toxinas produzidas pela placa são responsáveis pela perda de uma quantidade incalculável de dentes, atingindo grande número de pessoas no mundo todo.

Portanto, a prática de uma higiene bucal diária adequada, associada às visitas periódicas ao dentista para a realização de limpezas dentárias profissionais são imprescindíveis para a eliminação e controle da placa, a qual constitui-se, sem qualquer dúvida, na maior inimiga da saúde bucal.
..

Clínica Odontológica Dr. Apeles Lemos  –  Clínica de Especialidades Odontológicas

Fones:  (11) 5563-5471  /  (11) 5671-5546              –            WhatsApp: (11) 9 4624-0000

E-mails: contato@odontoapeles.com.br             –            agendamento@odontoapeles.com.br

[psfb id=”5068″ title=”Agendamento – OdontoApeles”]

AV. YERVANT KISSAJIKIAN, 799 / JARDIM CONSÓRCIO / SÃO PAULO (SP)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO  –  SEGUNDAS ÀS SEXTAS-FEIRAS 09:00 HS ÀS 20:45 HS / SÁBADOS DAS 09:00 HS ÀS 16:00 HS
FÁCIL LOCALIZAÇÃO E ACESSO  –  DISTANTE APENAS 700 METROS DO HIPERMERCADO EXTRA INTERLAGOS
                                                                                     ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO PARA PACIENTES .

Placa Bacteriana, São Paulo, em São Paulo, SP, em SP, Zona Sul, na Zona Sul, Zona Sul SP, na Zona Sul SP, Zona Sul de SP, na Zona Sul de SP, Zona Sul de São Paulo, na Zona Sul de São Paulo, Americanópolis, Interlagos, Moema, Santo Amaro, Socorro, Avenida Cupecê, Avenida Interlagos, Avenida Nossa Senhora do Sabará, Avenida Sargento Geraldo Santana, Avenida Washington Luiz, Avenida Yervant, Avenida Yervant Kissajikian, Campininha, Casa Palma, Chácara Flora, Chácara Santo Antonio, Cidade Ademar, Cidade Domitila, Cidade Dutra, Cidade Júlia, Cidade Leonor, Cidade Vargas, Cupecê, Granja Julieta, Nossa Senhora do Sabará, Pedreira, Saúde, Vila Aeroporto, Vila Andrade, Vila Campestre, Vila Campo Grande, Vila Capela, Vila Castelo, Vila Celeste, Vila Clara, Vila Clementino, Vila Constança, Vila do Castelo, Vila do Cruzeiro, Vila Élida, Vila Cruzeiro, Vila Emir, Vila Facchini, Vila Filomena, Vila Guarani, Vila Império, Vila Inglesa, Vila Jabaquara, Vila Joaniza, Vila Maiara, Vila Marari, Vila Mascote, Vila Mira, Vila Missionária, Vila Nova Caledônia, Vila Nova Sabará, Vila Romano, Vila Rubi, Vila Santa Catarina, Vila São José, Vila Socorro, Vila Cabral, Washington Luiz, Yervant, Campo Belo, Grajaú, Jabaquara, Jardim Aeroporto, Jardim Alto Congonhas, Jardim Alvorada, Jardim Anchieta, Jardim Bélgica, Jardim Bom Clima, Jardim Bransley, Jardim Campina, Jardim Castelo, Jardim Cidália, Jardim Clélia, Jardim Consórcio, Jardim Cupecê, Jardim da Saúde, Jardim das Oliveiras, Jardim do Carmo, Jardim dos Prados, Jardim Ernestina, Jardim Graúna, Jardim Ipê, Jardim Itacolomi, Jardim Itapura, Jardim Los Angeles, Jardim Lourdes, Jardim Luanda, Jardim Luso, Jardim Manacá, Jardim Marajoara, Jardim Martini, Jardim Miriam, Jardim Niterói,  Jardim Nosso Lar, Jardim Olinda, Jardim Oliveira, Jardim Orly, Jardim Pedreira, Jardim Prudência, Jardim Santo Antonio, Jardim São Carlos, Jardim São Jorge, Jardim Satélite, Jardim Scaff, Jardim Selma, Jardim Sofia, Jardim Suzana, Jardim Taquaral, Jardim Uberaba, Jardim Ubirajara, Jardim Umuarama, Jurubatuba, Parque Cocaia, Parque Colonial, Parque Dorotéia, perto do Colégio 25 de Março, perto do Colégio Santa Maria, perto do Leroy Merlin Interlagos, perto do Makro Interlagos, perto do Mercado Extra Interlagos, perto do Shopping Interlagos, perto do Shopping Interlar, perto do Shopping Interlar Interlagos, perto do Aeroporto de Congonhas, próximo ao Colégio 25 de Março, próximo ao Colégio Santa Maria, próximo ao Leroy Merlin Interlagos, próximo ao Makro Interlagos, próximo ao Mercado Extra Interlagos, próximo ao Shopping Interlagos, próximo ao Shopping Interlar, próximo ao Shopping Interlar Interlagos, próximo ao Aeroporto de Congonhas,

Placa Bacteriana São Paulo, Placa Bacteriana em São Paulo, Placa Bacteriana SP, Placa Bacteriana em SP, Placa Bacteriana Zona Sul, Placa Bacteriana na Zona Sul, Placa Bacteriana Zona Sul SP, Placa Bacteriana na Zona Sul SP, Placa Bacteriana Zona Sul de São Paulo, Placa Bacteriana na Zona Sul de São Paulo,

Placa Bacteriana, Placa Bacteriana, Placa Bacteriana, Placa Bacteriana, Placa Bacteriana, Placa Bacteriana, Placa Bacteriana

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 5 / 5. Contador 1