Tártaro Dental – Introdução:
O tártaro dental, também conhecido como cálculo dental, é uma crosta sólida que se fixa fortemente às superfícies dentárias, em especial nas regiões entre os dentes e próximas da gengiva. Sua coloração e pigmentação pode variar do amarelo claro ao amarelo escuro.
.
Tártaro Dental – Processo de Formação:
O tártaro dental forma-se como resultado da calcificação e do endurecimento da placa bacteriana que permaneceu aderida aos dentes sem a devida remoção diária pela escova e pelo fio dental.
A placa bacteriana é uma crosta mole que se forma a partir da adesão maciça e constante das bactérias bucais sobre as superfícies dos dentes.
A placa bacteriana, portanto deve ser compreendida como uma massa invisível de bactérias que se gruda aos dentes e que, portanto, não pode ser enxergada diante do espelho. Contudo, a presença da placa pode ser percebida como uma aspereza quando se passa a língua sobre dentes que não foram corretamente higienizados.
O tártaro pode se formar abaixo ou acima do nível da margem gengival, sendo chamado, respectivamente, tártaro subgengival e supragengival.
.
Tártaro Dental e Doenças Bucais:
A presença do tártaro dental é altamente nociva à saúde bucal, podendo causar sérios danos aos dentes e, principalmente aos tecidos de proteção e sustentação dentários (gengiva, ligamento periodontal e osso de suporte da raiz dentária).
O tártaro é muito áspero e poroso, constituindo-se num local ideal para a aderência das bactérias bucais, resultando numa enorme quantidade de placa bacteriana depositada sobre sua superfície.
As bactérias da placa produzem ácidos corrosivos e substâncias tóxicas que irão agredir os dentes e a gengiva.
.
Tártaro Dental – Cárie Dentária e Doenças Gengivais:
Os ácidos produzidos pelas bactérias da placa corroem os tecidos calcificados dentários, processo chamado de cárie dentária, a qual, se não tratada em tempo, promoverá a total destruição dos tecidos mineralizados dos dentes, resultando em perdas dentárias.
A cárie dentária inicia-se camada mais externa do dente, o esmalte dental. Posteriormente, atinge sua camada interna, a dentina, a qual abriga o canal e o nervo dentário.
Quando as bactérias atingem o canal dentário, provocam dores muito intensas (pulpite), tornando necessário o tratamento de canal..
Substâncias toxicas elaboradas pelas bactérias da placa também agridem a gengiva causando uma inflamação denominada gengivite.
A gengivite, se abandonada sem tratamento, pode evoluir para a periodontite, doença muito mais grave que promove a destruição do osso de suporte das raízes dentárias.
A perda progressiva do osso de suporte das raízes, tornará os dentes completamente abalados, podendo inclusive causar a mudança de suas posições nas arcadas dentárias e grandes danos à estética do paciente.
.
Tártaro Dental – Comprometimento da Estética e do Hálito:
Além dos danos às estruturas de proteção e sustentação dos dentes, a presença do tártaro sobre as superfícies dentárias agrava ainda mais o comprometimento estético.
Seu aspecto desagradável também prejudica beleza do sorriso e sua porosidade superficial resulta na absorção de manchas e pigmentos escuros com extrema facilidade.
Pessoas fumantes ou que ingerem chá ou café em demasia, devem ter muito mais cuidado na prevenção de sua formação.
A persistência do tártaro dental sobre as superfícies dentárias pode levar ao aparecimento do mau-hálito, condição bastante desagradável no que se refere ao contato com outras pessoas.
.
Tártaro Dental – Prevenção:
Somente uma higiene bucal adequada, praticada através do emprego de técnicas corretas de higiene bucal, através do uso adequado da escova e do fio dental, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental anti-tártaro, podem prevenir, ou ao menos reduzir, a formação da placa bacteriana e, consequentemente, do tártaro dental. Jardim Marajoara
Além da escova e do fio dental convencionais, deve ser considerado também o emprego de equipamentos complementares para uma higiene bucal tão completa quanto possível. Dentre eles, pode-se citar as escovas interdentais, as escovas bi-tufo, fios dentais especiais e equipamentos que complementam a higiene bucal por meio da emissão de jatos de água.
.
Tártaro Dental – Raspagem:
O processo de remoção do tártaro das superfícies dentárias é conhecido como raspagem e, para que seja correta e eficazmente realizado, deve ser feito sob anestesia, a qual tornará o processo totalmente indolor, proporcionando tranquilidade ao paciente.
A raspagem é geralmente realizada por meio de instrumentos manuais (raspagem manual) ou por meio de ultrassom (raspagem ultrassônica). Os dois tipos de raspadores são capazes de proporcionar a adequada remoção do tártaro dental. Vila do Cruzeiro, Jardim Selma, Jardim Ipê
A escolha da técnica de raspagem depende da preferência do periodontista, o qual muitas vezes utiliza os dois tipos de raspadores durante o tratamento, sempre visando obter melhores resultados.
Os raspadores ultrassônicos vibram em altíssima frequência e ao entrarem em contato com o tártaro promovem seu destacamento das superfícies dentárias impregnadas.
Em função de sua intensa vibração, não exigem esforço físico manual por parte do periodontista, o que proporciona um tratamento de raspagem mais confortável para o paciente e mais prático e ágil para o profissional. Sabará, Socorro
Além disso, raspadores ultra sônicos oferecem uma maior facilidade de acesso na remoção do tártaro localizados em áreas menos acessíveis, como em casos de dentes que possuem mais de uma raiz.
Os dentes podem apresentar uma ou mais raízes, geralmente em número que varia de um a três. O tártaro dental pode alojar-se nas regiões entre estas raízes (regiões denominadas furcas), criando maiores dificuldades para sua completa remoção. Avenida Interlagos, Jardim Nosso Lar .
. .
Os raspadores manuais tendem a causar mais desconforto para o paciente, uma vez que exigem energia física manual por parte do profissional. Vila Sônia
O método manual de raspagem também requer maior habilidade da parte do profissional. Por outro lado, os raspadores manuais são capazes de promover o alisamento das raízes dentárias, dificultando o acúmulo de resíduos bacterianos pós-raspagem.
Via de regra, independentemente do método escolhido a terapia de raspagem é desenvolvida ao longo de 04 a 06 sessões de tratamento.Jurubatuba
.