Cuidados com a Escova Dental Zona Sul SP

Cuidados com a Escova Dental

Os cuidados com a escova dental visam mantê-la permanentemente limpa, condição fundamental para que possa higienizar corretamente os dentes e sulcos das gengivas sem causar prejuízos à saúde da pessoa que a utiliza.

Cuidados com a escova dental

DIVERSOS TIPOS DE ESCOVAS DENTAIS

A escova de dentes deve ser muito bem lavada em água corrente imediatamente após seu uso, sendo em seguida colocada em posição vertical, de forma a facilitar sua secagem completa.

Não se deve guardar a escova em recipientes fechados na rotina diária, pois deste modo ela permaneceria umedecida, favorecendo a proliferação de micróbios.

A escova pode ser transportada seca em um porta-escovas fechado somente em situações muito específicas, como uma viagem, por exemplo.

A falta desses cuidados pode transformar a escova de dentes em meio de cultura para germes, tais como fungos, vírus e bactérias, germes que poderão proliferar em grande número entre as cerdas da mesma, comprometendo a saúde da pessoa.

As escovas de dentes das diversas pessoas de uma mesma família devem ser guardadas separadas umas das outras, de modo a não haver contato entre as mesmas, o que poderia proporcionar a transmissão de micróbios de uma para outra, inclusive a propagação do vírus do resfriado e da gripe.

O ideal é ter um porta-escovas com fendas para manter todas as escovas em posição vertical e separadas uma das outras.

Recomenda-se de trocar a escova dental a cada três meses ou quando as cerdas apresentarem deformação de suas extremidades.

Pesquisas evidenciam que após três meses de uso as escovas perdem eficácia na eliminação da placa bacteriana dos dentes e das gengivas.

A escova dental também deve ser também substituída após resfriado, gripe, infecção na boca ou garganta, pois os germes podem permanecer em suas cerdas promovendo reinfecção.

Os cuidados dom a escova dental também implicam em mantê-la longe do vaso sanitário, de modo que a mesma não seja contaminada por micro-organismos.

A explicação para esta orientação é a de que após a descarga, coliformes fecais espalham-se pelo ambiente, razão pela qual a escova deveria ser guardada dentro de um armário ou até mesmo em outro local que não seja o próprio banheiro.

Finalizando, as escovas dentais jamais devem ser compartilhadas, pois o meio bucal é habitado por uma quantidade incalculável de bactérias e outros tipos de micróbios.

Compartilhar uma mesma escova dental com outra pessoa pode resultar na contração de doenças.

Cuidados com a escova dental Zona Sul SP