Rinomodelação – Conceito e Considerações Gerais:
A Rinomodelação é um procedimento não cirúrgico, não invasivo e praticamente indolor, indicado para para corrigir pequenos defeitos observados no nariz. A correção é realizada por meio da aplicação e preenchimento das estruturas nasais por meio de uma substância denominada ácido hialurônico.
Esta terapia pode, por exemplo, uniformizar pequenas curvaturas ou depressões indesejáveis e definir melhor a ponta nasal, tornando o nariz arrebitado, perfil tão desejado por muitas pessoas. Como resultado, espera-se que o nariz apresente contornos melhor definidos.
O nariz é uma das partes do corpo que mais induzem as pessoas a procurar por terapias para melhorar sua estética facial e elevar sua auto-estima.
Apesar do descontentamento pessoal com o perfil do nariz, muitas pessoas recusam-se a submeter-se à Rinoplastia (cirurgia plástica tradicional).
Tal recusa é consequência da agressão à qual o nariz é submetido durante a Rinoplastia e das suas condições pós-operatórias nada agradáveis (dores, sangramentos e dificuldade de respirar).
Além disso, exige-se repouso absoluto por 7 dias e repouso relativo por 15 dias. Portanto, a Rinoplastia requer o afastamento das tarefas rotineiras.
A Rinomodelação é um procedimento de menor custo, mais rápido e simples, realizado em sessão única, não sendo necessários cortes, nem eventuais fraturas, como ocorre com a tradicional cirurgia plástica nasal denominada Rinoplastia.
A recuperação após a Rinomodelação é rápida.
O pós-operatório requer cuidados básicos, o repouso absoluto não é necessário e os resultados podem ser observados em menos de uma semana.
Portanto, é uma terapia indicada para pessoas que não querem submeter-se a traumas cirúrgicos, pós-operatórios dolorosos, almejam resultados estéticos mais rápidos e não desejam interromper sua rotina de trabalho.
Contudo, com a técnica da Rinomedelação, ao contrário do que acontece com a cirurgia tradicional (Rinoplastia), não é possível corrigir imperfeições maiores do nariz, nem aumentar ou diminuir o tamanho das estruturas nasais.
Conclusão: A Rinoplastia é o tratamento cirúrgico das alterações estéticas do nariz, podendo ainda tratar aspectos respiratórios, enquanto a Rinomodelação caracteriza-se por procedimento não cirúrgico, indicado para disfarçar ou corrigir alguns aspectos indesejados do nariz.
Rinomodelação – Técnica e Cuidados Pós-Tratamento:
Apenas a região a ser tratada é previamente anestesiada (anestesia local).
Em seguida, o profissional injeta o ácido hialurônico com auxílio de uma cânula.
Após o preenchimento das imperfeições, é colocação de um curativo específico.
É aconselhado colocar compressas geladas no local para diminuir o inchaço.
Leve sensibilidade pode ser esperada como consequência da introdução da substância nas estruturas nasais.
É altamente recomendável evitar a exposição solar, sendo importantíssimo o uso de protetor solar, a fim de evitar o aparecimento de manchas permanentes.
O procedimento é considerado concluído em apenas uma única sessão.
Rinomodelação – Tempo de Aparecimento e Duração dos Resultados:
De modo geral, pode-se observar, apesar do inchaço, algum resultado pode ser observado logo após a realização do procedimento.
Porém, os resultados mais definitivos são melhor percebidos após cerca de uma semana.
O ácido hialurônico utilizado para preencher as imperfeições nasais é reabsorvido pelo organismo ao longo do tempo.
Portanto, os resultados da Rinomodelação são temporários.
Existem controvérsias quanto ao tempo de duração dos resultados da terapia.
Pode-se afirmar que, na dependência do metabolismo de cada indivíduo, a duração dos resultados pode variar entre 09 a 24 meses.
Portanto, a perpetuação dos benefícios estéticos conquistados pela Rinomodelação ao longo do tempo requer a repetição do procedimento.
Rinomodelação – Contra-Indicações:
Lesões presentes no local a ser tratado, pessoas com doenças auto-imunes, gestantes, ou alérgicos à substância de preenchimento não devem submeter-se à Rinomodelação.
Indivíduos muito jovens, cujo desenvolvimento ósseo da face não está completo, também não podem ser tratados por esta terapia.
Torna-se, portanto, uma cuidadosa avaliação prévia do paciente, realizada por um profissional capacitado e experiente, é condição imprescindível para o sucesso do tratamento e ausência de complicações.
.