IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DA LÍNGUA – SABURRA LINGUAL
A saburra lingual, popularmente conhecida como língua branca, é uma ocorrência comum, a qual decorre principalmente devido à falta de higienização da língua e consiste numa espécie de placa esbranquiçada com textura pastosa, a qual aparece sobre sua superfície.
É composta por bactérias bucais, massas de células descamadas da boca, muco da saliva e restos alimentares que aderem continuamente à superfície da língua.
A formação da saburra lingual é um fenômeno normal do metabolismo da cavidade bucal, mas sua persistência é anormal, podendo resultar até mesmo em outros problemas de saúde.
A língua considerada saudável apresenta coloração que pode variar de um indivíduo para outro na dependência de alguns fatores, tais como genética e hábitos, apresentando-se normalmente tom rosado ou avermelhado e homogêneo ao longo de toda sua superfície.
Muitas pessoas focam apenas os dentes e as gengivas durante a prática da higienização bucal e acabam por descuidar-se da língua, a qual possui uma constituição anatômica que favorece o aparecimento da saburra.
Por isso, é fundamental o uso regular dos raspadores de língua, raspando a língua diversas vezes na direção do fundo para sua ponta, por várias vezes.
Todo ato de higiene bucal caseira deve-se incluir a limpeza da língua.
As bactérias bucais, diante da higiene precária da língua e da boca, proliferam em grande quantidade e passam a colonizar e aderir à superfície lingual, processo que pode culminar com o aparecimento do mau hálito.
Principais causas:
Algumas situações, além da higienização incorreta da cavidade oral, podem concorrer para a formação da indesejável saburra lingual:
1) Anatomia da língua: presença de fissuras e de papilas gustativas elevadas;
2) Distúrbios psicológicos: estresse e depressão;
3) Jejum prolongado;
4) Dieta rica em alimentos pastosos;
5) Condições que reduzam o fluxo salivar.
A saburra da língua também pode ser sintoma de algumas doenças de ordem sistêmica, como diabetes, distúrbios estomacais ou hepáticos.
Quando a língua saburrosa não regride após a correção das técnicas de higiene bucal, torna-se necessária uma avaliação médica para um diagnóstico adequado.
Finalizando, o surgimento da língua saburrosa, é recomendado primordialmente proceder a fazer a higienização correta da língua, o que pode ser realizado por meio de uma escova dental ou de um limpador de línguas.
Em razão do fato da saburra lingual ter potencial de gerar halitose, recomenda-se também, além da higiene adequada da cavidade bucal, ingerir bastante água, evitar ficar tempo demasiado em jejum e reduzir o consumo de alimentos pastosos.
Consultas periódicas ao dentista são importantes para a realização de diagnóstico de alterações patológicas na cavidade bucal, assim como para realização de limpezas profissionais regulares de toda a cavidade bucal.
A remoção da saburra lingual é muito importante, pois a excessiva proliferação bacteriana, em condições mais graves, podem resultar em infeções na regiões da orofaringes, além de permitir que esses microrganismos se espalhem para outras regiões do organismo, podendo gerar complicações à distância.