Alimentos que Mancham os Dentes

Alimentos que Mancham os Dentes – Anatomia Dental: 

Para o perfeito entendimento quanto aos alimentos que mancham os dentes é necessário conhecer um pouco sobre a anatomia dental.

Os dentes, dependendo de um padrão genético individual, podem apresentar uma variedade significativa de cores, no que se refere à sua coloração natural.

Alimentos que Mancham os Dentes

ANATOMIA DENTAL

O elemento dental é dividido em coroa e raiz.

A coroa dental é constituída por dois tecidos calcificados, o esmalte e a dentina.

O esmalte é incolor e transparente, revestindo externamente a coroa.

A dentina situando-se internamente ao esmalte e abriga a polpa dental (nervo dental).

A dentina apresenta coloração amarelada própria, com tonalidades que variam entre o amarelo claro ao amarelo escuro.

A cor da dentina é responsável pela coloração original dos dentes, os quais não são, portanto, originalmente brancos.

O grau de espessura e o volume da dentina são fatores que também podem acabar por interferir na intensidade da cor dos dentes.

Do mesmo modo, o grau de espessura do esmalte, apesar de sua transparência, pode também afetar ligeiramente a cor dos dentes, de modo a atenuar um pouco ou até mesmo intensificar suas colorações finais.

Portanto, a cor da dentina determina a cor original dos dentes, os quais não são naturalmente brancos.

O esmalte não é um tecido calcificado impermeável, pois apresenta apresenta poros e irregularidades em sua superfície.

ALIMENTOS PIGMENTADOS

Por isso, a ingestão frequente de alimentos portadores de pigmentação excessiva resultará, devido à porosidade do esmalte, na transmissão de colorações diversas dos alimentos para a dentina, causando manchas e escurecimento nos dentes.

A conclusão é a de que a dieta tem influência direta na alteração da cor original dos dentes e, evidentemente, também na manutenção dos resultados conquistados pelo clareamento dental.

Há tempos as técnicas de de clareamento dental tem sido mito procuradas e eficazes para a obtenção de um sorriso elegante, ou seja, um sorriso proporcionado por dentes mais claros, mais brancos, saudáveis e padronizados.

Dentes mais brancos tem proporcionado grande satisfação e até mesmo uma maior auto-estima a uma imensa quantidade de pessoas, antes insatisfeitas com a cor de seus dentes e com o padrão estético de seu sorriso.

Dentre os alimentos que apresentam pigmentação intensa e que mais mancham os dentes, destacam-se: vinho tinto, suco de uva, chá preto, açaí, beterraba, café, molhos shoyu e catchup e frutas vermelhas ou roxas: amora e blueberry.

FRUTAS CÍTRICAS – ÁCIDAS

A ingestão excessiva de alimentos ácidos, tais como frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, kiwi, tangerina, acerola), refrigerantes e bebidas alcoólicas, também resultará em manchas nos dentes.

As, pois sua acidez aumenta a porosidade do esmalte e favorece a captação de pigmentos alimentares.

Depois de consumir esses alimentos, deve-se proceder uma boa higiene bucal, após a prévia realização de bochechos vigorosos com água.

 

Alimentos que Mancham os Dentes Zona Sul SP, Alimentos que Mancham os Dentes Av. Yervant Kissajikian, Alimentos que Mancham os Dentes Zona Sul Interlagos