Disfunções da ATM – Introdução:

A ATM ou articulação temporomandibular é a articulação responsável pelo conexão do osso da mandíbula à base do crânio. Situações anormais que resultem em seu funcionamento inadequado podem causar distúrbios chamados de disfunções da ATM.

Disfunções da ATM Zona Sul, Disfunções da ATM Zona Sul SP, Disfunções da ATM na Zona Sul, Disfunções da ATM Zona Sul SP,

DISFUNÇÕES DA ATM

Esta articulação, composta por uma série de estruturas anatômicas, tais como ossos, ligamentos, membranas, cartilagens e músculos, constitui-se numa das articulações mais complexas do corpo humano, sendo responsável pela movimentação da mandíbula para as mais variadas direções.

Tais movimentos são diretamente responsáveis por funções de extrema importância desempenhadas pelo nosso organismo, como a fonação e a mastigação.

A ATM é bilateral, ou seja, está presente nos lados direito e esquerdo da face, sendo responsável pelo contato e engrenagem dos dentes superiores e inferiores, processo conhecido como oclusão dentária.
.

  Disfunções da ATM – Causas:

Disfunções da ATM Zona Sul, Disfunções da ATM Zona Sul SP, Disfunções da ATM na Zona Sul, Disfunções da ATM Zona Sul SP,

DISFUNÇÕES DA ATM

É importante salientar que alguns casos de disfunções da ATM não podem ter suas causas determinadas. Estudos adicionais mais aprofundados são necessários para elucidar esta questão. A despeito disso, algumas causas são reconhecidas como responsáveis pelo seu aparecimento:

As disfunções da ATM podem resultar, por exemplo, de uma má oclusão dentária, a qual é definida como o contato anormal entre os dentes superiores e inferiores.

Este contato inadequado entre os dentes das arcadas dentárias opostas pode ter inúmeras causas, como, por exemplo, as perdas dentárias, a falta de alinhamento ou o posicionamento incorreto dos dentes. 

Tais situações produzem contatos forçados e indesejáveis entre os dentes superiores e inferiores, sobrecarregando os músculos mastigatórios, os quais, por sua vez, acabarão por pressionar e lesar a articulação.

O ranger de dentes ou apertamento dental, hábito conhecido como bruxismo, é outra causa associada ao aparecimento das disfunções da ATM.

Hábitos persistentes e nocivos, como, por exemplo, roer as unhas ou mastigar chicletes com frequência excessiva podem igualmente gerar problemas na articulação.

Traumatismos faciais resultantes de acidentes automobilísticos ou golpes recebidos em lutas marciais são situações passíveis de causar danos à ATM.

Outras situações que podem desencadear disfunções da ATM estão associadas a fatores hereditários, psicológicos e doenças como, por exemplo, tumores e infecção do ouvido médio.

É importante salientar que muitos casos de disfunções da ATM não podem ter suas causas determinadas. Estudos adicionais mais aprofundados são necessários para elucidar esta questão.
.

Disfunções da ATM – Sinais e Sintomas:

Disfunções da ATM Zona Sul, Disfunções da ATM Zona Sul SP, Disfunções da ATM na Zona Sul, Disfunções da ATM Zona Sul SP,

DISFUNÇÕES DA ATM

O dentista tem posição privilegiada no diagnóstico das disfunções da ATM, as quais necessitam de tratamento especializado, sob pena de causar sérios danos ao indivíduo acometido.

Portanto, é importante que o profissional da área da odontologia identifique tão precocemente quanto possível tais problemas, a fim de iniciar o tratamento de imediato ou encaminhar o paciente para os cuidados terapêuticos de um especialista.

Diversos são os sinais e sintomas consequentes das disfunções da ATM, os quais podem, na dependência da gravidade da lesão, aparecer em conjunto, assim como em maior ou menor intensidade:
.

  • Dor e inchaço na própria região da articulação; 
  • Dores de cabeça, dores de ouvido;
  • Dores nos músculos da face passíveis de irradiarem-se para a região do pescoço e ombros;
  • Sensação de dor ou pressão ao redor dos olhos;
  • Sensação de dor ou desconforto durante o ato de abrir boca ou de bocejar;
  • Ruídos ou estalos durante o ato de mastigar ou ao abrir e fechar a boca
  • Limitação no grau de abertura da boca;
  • Deslocamentos ou travamentos da mandíbula;
  • Sensação de dor durante à mastigação;
  • Sensação de dor ou desconforto ao abrir a boca ou durante o ato de bocejar;
  • Tonturas e vertigens
    .

    Disfunções da ATM – Tratamento:

    Diversas formas de terapia estão disponíveis para as disfunções da articulação temporomandibular.

    Devido à complexidade que geralmente caracterizam tais problemas articulares, os casos mais graves deveriam ser tratados por um profissional especialista no tratamento dos problemas desta articulação tão complexa.

    É importante que se tente diagnosticar precisamente a causa da disfunção para que se possa instituir a terapia mais adequada:

    • A despeito da causa da disfunção, é importante proporcionar conforto ao paciente por meio de medicações analgésicas, anti-inflamatórias e que atuem no relaxamento muscular;
    • A termoterapia pelo calor, especialmente calor úmido é igualmente importante no alívio dos sintomas dolorosos;
    • A confecção de placa de mordida é indicada, pois, uma vez é instalada sobre os dentes, geralmente sobre os superiores, proporciona descanso às estruturas anatômicas ao aparelho mastigatório lesado; 
    • Técnicas de relaxamento podem ajudar a controlar o stress e a tensão muscular na mandíbula;
    • Quando identificada a causa da disfunção, esta deve ser imediatamente corrigida, como, por exemplo, nos casos em que a perda de dentes desencadeia uma má oclusão dentária. Nestas situações, a reposição dos dentes perdidos e a reabilitação da oclusão dentária adequada podem resolver o problema;
    • Quando o comprometimento da articulação é de maior gravidade e as terapias mais conservadoras não surtem efeito, a terapia cirúrgica deve ser considerada.

   


[psfb id=”5068″ title=”Agendamento – OdontoApeles”]

AV. YERVANT KISSAJIKIAN, 799 / JARDIM CONSÓRCIO / SÃO PAULO (SP)
( DISTANTE 700 METROS DO HIPERMERCADO EXTRA INTERLAGOS )
ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO PARA PACIENTES

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contador

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.