Limpeza Dentária Profissional

Limpeza Dentária Profissional – Profilaxia Dentária:

A limpeza dentária profissional dos dentes visa eliminar todo e qualquer resíduo ou mancha de origem externa que estejam aderidos às superfícies dentárias ou alojados no interior dos sulcos das gengivas, especialmente a placa bacteriana e o tártaro dental.

Limpeza Dentária Profissional, Limpeza Dentária Profissional Zona Sul, Limpeza Dentária Profissional Zona Sul SP. Limpeza Dentária Profissional Av. Yervant Kissajikian

DENTES MANCHADOS

A limpeza dentária profissional é conhecida tecnicamente como profilaxia dentária.

Normalmente a limpeza dos dentes não causa dores intensas nem requer anestesia.

Contudo, a realização de uma profilaxia dentária adequada por parte do profissional costuma causar um certo desconforto ao paciente.

Isto porque a remoção de algumas manchas mais resistentes e do tártaro dental pode requerer eventualmente uma atitude um pouco mais invasiva por parte do dentista.

Mesmo assim, na imensa maioria dos casos os pacientes suportam bem este desconforto e ficam extremamente satisfeitos ao observarem seus dentes diante do espelho espelho logo, após a terapia.

Afinal, os resultados imediatos de uma limpeza dentária bem realizada são muito agradáveis: dentes mais claros e extremamente lisos, sensação de gengivas “leves” e saudáveis, além da eliminação ou minimização de eventual halitose ou odor desagradável da boca. Limpeza Dentária

Limpeza Dentária Profissional – Importância:

A limpeza dentária profissional deve ser realizada periodicamente, basicamente por duas razões principais.

Limpeza Dentária Profissional, Limpeza Dentária Profissional na Zona Sul, Limpeza Dentária Profissional na Zona Sul SP. Limpeza Dentária Profissional na Av. Yervant Kissajikian

LIMPEZA DENTÁRIA PROFISSIONAL

A primeira razão consiste no fato de que poucos são os pacientes que conseguem realizar uma correta higiene bucal caseira diária, o que, na maioria das vezes é consequência da omissão dos dentistas.

Esta omissão caracteriza-se pela não orientação de seus pacientes tanto quanto aos melhores equipamentos, assim como quanto às melhores técnicas de higienização que deveriam utilizar para seus casos individuais. Limpeza Dentária

A segunda razão constitui no fato de que mesmo pacientes competentes quanto à higiene bucal caseira, muitas vezes a negligenciam por motivos alheios à cavidade bucal, tais como: cansaço, falta de tempo, depressão e muitas vezes a própria preguiça.

Como consequência desses dois fatores descritos anteriormente, a placa bacteriana e o tártaro, os maiores inimigos da saúde bucal, inevitavelmente, acumulam-se sobre os dentes. Limpeza Dentária

A placa dental é uma crosta mole e invisível, composta por milhões de bactérias, habitantes normais do interior da cavidade bucal, as quais se aderem continuamente sobre as superfícies dentárias. Limpeza Dentária

PLACA BACTERIANA

A placa bacteriana produz ácidos causadores da cárie dentária e venenos que produzem a doença periodontal, doenças responsáveis por perdas dentárias incalculáveis em pessoas ao redor de todo o planeta.

Se não removida por correta higiene bucal caseira, a placa passará por um processo de calcificação, transformando-se no tártaro.

O processo da limpeza dos dentes pelo dentista normalmente inicia-se pela eliminação da placa dental e das manchas de origem externa (café, acaí, suco de uva, chá preto, nicotina, entre tantos outros) aderidos aos dentes.

Esta fase de eliminação da placa dental e das manchas é realizada inicial e principalmente por meio do lançamento de um jato profilático composto de água e bicarbonato de sódio, sob alta pressão, sobre as superfícies dentárias.

Alternativamente ao jato profilático, para remover a placa e as manchas, no caso de crianças pequenas ou de pacientes que apresentem dentes ou gengivas muito sensíveis, opta-se pela passagem de uma escova rotatória com pasta profilática, ativada por motor específico.

TÁRTARO DENTAL

Em seguida, o tártaro é destacado dos dentes por procedimento chamado raspagem, o qual pode ser realizado por instrumento ultrassônico ou manual.

Muitos profissionais costumam realizar aplicação tópica de flúor na mesma sessão da limpeza dentária, enquanto outros preferem fazê-lo em outra sessão

O flúor é um elemento químico importantíssimo no auxílio à prevenção da cárie dentária, pois interage com o esmalte dentário, tornando-o muito mais resistente á ação dos corrosivos ácidos bacterianos que destroem esta importante camada externa que reveste os dentes.

DENTES E GENGIVAS LIMPOS E SAUDÁVEIS

O intervalo entre as limpezas profissionais será determinado pelo dentista, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Em média, recomenda-se submeter o paciente à profilaxia dentária profissional a cada seis meses.

Porém, este intervalo de tempo entre as limpezas profissionais pode não se aplicar a todos os casos, devendo se ajustado para mais ou para menos, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Este ajuste depende muito da qualidade da higiene bucal diária praticada pelo próprio paciente ao longo do ano, mas seu tipo de metabolismo bucal também deve ser considerado.

Quanto ao metabolismo bucal, é importante salientar que o teor de minerais presente na saliva e o tipo de microbiota bucal predominante na boca do paciente, os quais derivam principalmente de fatores genéticos, podem influenciar na velocidade e na quantidade da formação do tártaro.

Limpeza Dentária Profissional, Limpeza Dentária Profissional Zona Sul, Limpeza Dentária Profissional Zona Sul SP, Limpeza Dentária Profissional Av. Yervant Kissajikian, Limpeza Dentária Profissional Interlagos,