Cuidados Após Extração Dentária

Cuidados Após Extração Dental – Introdução:

Os cuidados após uma extração dental são importantíssimos, uma vez que este procedimento é considerado cirúrgico e, como tal, deve ter seu pós-operatório muito bem conduzido pelo paciente.

Cuidados Após Extração Dentária Zona Sul SP

EXTRAÇÃO DENTÁRIA

Por isso, o profissional deve orientar muito bem seu paciente quanto aos cuidados pós-operatórios a serem tomados após a extração dental.

Caso contrário, a cicatrização normal da região operada pode não ocorrer, gerando complicações infecciosas e inflamatórias graves e dolorosas.

A boca constitui um reservatório natural de micro-organismos de diversas espécies, pois apresenta condições bioquímicas que permitem a sobrevivência e a proliferação de diferentes tipos desses micróbios.

Dentre estes, destacam-se as bactérias como não apenas as mais numerosas, mas também como as mais nocivas para a saúde bucal.

Estima-se que habitam nosso meio bucal cerca de 700 espécies diferentes de bactérias, as quais podem somar um total de 50 bilhões na boca de um único indivíduo.

Estas bactérias podem causar cáries, doenças gengivais, infecções bucais e, lamentavelmente, promover infecção da ferida cirúrgica remanescente de uma extração dental realizada.

Contudo, nosso organismo é capaz de acionar mecanismos de defesa contra as bactérias bucais no sentido de prevenir infecções após as extrações dos dentes.

Portanto, imediatamente após a extração de um dente, em situações normais e ideais, forma-se coágulo sanguíneo que preencherá toda a cavidade óssea antes ocupada pelo dente extraído (alvéolo ósseo).

CAVIDADE ÓSSEA VAZIA – DENTE EXTRAÍDO

Este coágulo sanguíneo atuará como uma importante barreira protetora desta cavidade, isolando-a relativamente do meio bucal, evitando que resíduos alimentares e bactérias bucais penetrem em seu interior, infectando-a.

Portanto, os maiores cuidados após a extração dental devem visar a manutenção do coágulo protegendo o interior da ferida cirúrgica (alvéolo ósseo) até sua completa cicatrização, prevenindo infecções pós-operatórias.

Outros medidas importantes visam adotar medidas e evitar situações que possam provocar hemorragias, inchaços (edemas) e dores após a remoção do dente.

Cuidados Após Extração Dental – Complicação mais Comum (Alveolite):

A eventual perda ou desintegração do coágulo sanguíneo, proteção natural fornecida pelo próprio sangue humano, deixará o interior do alvéolo ósseo vazio após a extração dentária, resultando no desenvolvimento de uma infecção grave e extremamente dolorosa local, conhecida como alveolite.

Esta infecção geralmente manifesta-se dois a quatro dias após a extração, podendo, se abandonada sem tratamento, prolongar-se por até duas semanas.

A alveolite provoca inicialmente dores locais intensas e interferência com a função mastigatória, dificultando a alimentação do paciente.

Por isso, uma vez constatada a ocorrência da alveolite, o profissional deve atuar com máxima brevidade, a fim de interromper, de imediato, a evolução da infecção do alvéolo ósseo e o sofrimento do paciente.

Toda a área envolvida pela alveolite deve ser muito bem anestesiada, assim como imediatamente promovida toda a curetagem do interior do osso infectado (limpeza completa do alvéolo), com ou sem a irrigação de soro fisiológico ou de substâncias antissépticas.

Em seguida, o profissional, enquanto aguarda a formação de um novo coágulo, aproxima os bordos da ferida cirúrgica por meio de suturas (pontos cirúrgicos), os quais contribuem para a estabilização do coágulo recém-formado.

Antibióticos Zona Sul SP

ANTIBIÓTICOS

A prescrição de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos potentes são vitais para conter os processos infeccioso e inflamatório e as dores intensas.

A higiene bucal minuciosa, principalmente da área infectada por meio de antissépticos bucais, contribui para a eliminação mais rápida das bactérias infectantes.

Ingerir bastante líquidos (sucos, vitaminas), assim como uma alimentação consistente, ainda que líquida ou pastosa, auxiliam a resposta imunológica do organismo.

Por outro lado, a ausência de tratamento precoce da alveolite pode acentuar muito os sinais e sintomas:

• Difusão da dor para estruturas anatômicas adjacentes (maxilares, face, ouvido, pescoço);
  • Edema (inchaço) moderado da face;
  • Mau hálito acentuado (halitose);
  • Presença de líquido inflamatório esbranquiçado ou de pus no interior do alvéolo;
  • Intensa inflamação e sensibilidade dolorosa da gengiva e da mucosa bucal das áreas ao redor da região infectada;
  • Aumento de volume dos gânglios linfáticos da região;
  • Eventual aumento da temperatura corporal, com febre em torno de 38 graus;
  • Debilidade ou mal-estar geral.

Principais Cuidados Após Extração Dental:

1 – Evitar falar muito nos três primeiros dias;

2 – Após o término da cirurgia é importante não fazer esforços na região bucal, de modo a evitar desconforto, dor, hemorragia e inchaço na área do dente extraído;

3 – Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias;

4. Manter a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia de extração;

5 – Evitar exposição ao sol, carregar objetos pesados, esforços e atividades físicas, além de banhos muito quentes nos 5 primeiros dias;

6 – Evitar  ingerir alimentos quentes nos primeiros dois ou três dias após a cirurgia, dando preferência aos alimentos frios, gelados ou em temperatura ambiente;

7 – A alimentação deve ser consistente, porém líquida, pastosa ou pouco densa durante dois ou três primeiros dias para não ferir a região operada. leite, sucos, vitaminas, sorvetes, iogurtes, gelatina, sopas, purês, macarrão e alimentos batidos no liquidificador;

8 – A hidratação é importante, portanto recomenda-se ingerir bastante água;

9 – Não realizar bochechos nos 4 primeiros dias;

10 – Promover uma rigorosa higienização da cavidade bucal, optando por escova de cerdas macias, mas utilizando muito pouca quantidade de creme dental para reduzir a formação de espuma;

11 – Lavar a cavidade bucal com água, de preferência gelada, banhando com delicadeza a área operada e evitar cuspir, assim como evitar agitações ou esforços de modo a remover cuidadosamente a espuma da boca, sem perturbar o coágulo sanguíneo que protege a ferida cirúrgica;

12 – Utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou antisséptico bucal à base de clorexidina e sem álcool, para remover muito delicadamente resíduos alimentares e bactérias bucais que aderem-se aos pontos, tornando-os sujos e infectados, situações em que passam a apresentar coloração branca ou amarelada;

13 – Nos dois ou três primeiros dias, aplicar compressas geladas próxima à região operada, protegendo a pele com uma toalha fina de algodão ou agente hidratante para não queimar a pele. As compressas de gelo deverão ser feitas por 20 minutos, seguidos, obrigatoriamente, de um período de descanso de outros 20 minutos; após esse período, fazer nova aplicação de gelo por mais 20 minutos, e assim por diante, respeitando intervalos maiores de descanso ao longo do dia;

14 – Não levar o dedo ou qualquer objeto em contato com a área operada;

15 – Em casos de sangramento no pós-operatório, morder a região operada com gaze estéril, pressionando o local operado de forma ininterrupta;

16 – É normal a sensação de gosto de sangue com saliva na boca, e um sangramento pequeno na primeira noite. Para evitar que isso ocorra, recomenda-se dormir com a cabeça mais alta do que o corpo, utilizando, por exemplo, dois travesseiros.

17 – Em casos de pacientes fumantes, evitar fumar ou reduzir muito a quantidade de cigarros até a reparação da ferida cirúrgica..

18 – Bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas;

19 – Seguir rigorosamente a prescrição dos medicamentos elaborada pelo dentista;

20 – Não tentar remover os pontos em casa. Este procedimento deve ser realizado no consultório do profissional, inclusive para que ele avalie o status da cicatrização.

Tratamento da Alveolite Zona Sul SP, Tratamento da Alveolite Av. Yervant Kissajikian, Tratamento da Alveolite Zona Sul Interlagos,

Cuidados Após Extração Dental Zona Sul SP,  Cuidados Após Extração Dental Av. Yervant Kissajikian, Cuidados Após Extração Dental Zona Sul interlagos,