Introdução:  Má Oclusão Dentária Zona Sul de São Paulo

Antes do entendimento sobre o que é má oclusão Dentária, é necessário compreender o que é oclusão dentária:

Má Oclusão Dentária

OCLUSÃO DENTÁRIA NORMAL

A oclusão dentária é o contato entre as superfícies dentárias dos dentes superiores e inferiores durante o ato de fechamento da boca.

Numa oclusão normal, quando a boca é fechada, os dentes superiores encobrem parcial e sutilmente os dentes inferiores, sendo que os contatos entre os dentes devem ser adequados, de acordo com um padrão anatômico de normalidade.

Má Oclusão Dentária

MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA

Qualquer desvio deste padrão normal de funcionamento é chamado de má oclusão dentária, o qual pode resultar em sérios danos nas estruturas anatômicas que compõem o aparelho mastigatório, como, por exemplo, os ossos maxilares, os músculos, os ligamentos, as articulações e os próprios dentes.

Também pode ser definida como a má relação entre os maxilares superior e inferior, respectivamente chamados de maxila e mandíbula. Esta situação resulta de um encaixe inadequado entre os dentes superiores e inferiores ao fechar a boca, impedindo que as arcadas dentárias se conectem de modo adequado.
,

Alguns Tipos de Má Oclusão Dentária: Tratamento da Má Oclusão Dentária Zona Sul de SP

Diversas são as formas de má oclusão dentária e seria impossível descrevê-las todas neste texto. Porém, podemos citar algumas de seus modelos mais conhecidos, como a mordida aberta, a mordida cruzada e a mordida profunda, apresentadas nas imagens abaixo:

Causas da Má Oclusão Dentária – Causas Hereditárias e Adquiridas: Má Oclusão Dentária Zona Sul

De uma maneira geral, pode-se afirmar que as causas da má oclusão dentária devem -se principalmente a fatores hereditários e fatores adquiridos:

Causas Hereditárias: a hereditariedade constitui um de seus principais fatores causadores. O padrão de crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias e dos dentes que sobre elas irão se posicionar sofre forte influência dos fatores genéticos. Indivíduos que tem suas arcadas dentárias naturalmente formadas por dentes desalinhados ou mal posicionados terão oclusão dentária inadequada.

Causas Adquiridas: são inúmeras as condições adquiridas passíveis de alterar a correta oclusão dos dentes. Como exemplo clássico, temos as perdas dentárias, as quais provocam mudanças nas posições dos dentes vizinhos ou opostos, os quais antes interagiam com aqueles que foram extraídos. As alterações da posição destes dentes podem levar à um desvio da mordida habitual do indivíduo, produzindo contatos interdentários anormais.

Além das causas acima descritas, existem outras relacionadas à deficiências nutricionais, doenças sistêmicas e até mesmo traumatismos faciais causados por acidentes.
..

Tratamento da Má Oclusão Dentária: Tratamento da Má Oclusão Dentária Zona Sul

A despeito da causa que a originou, oclusões dentárias inadequadas podem desencadear sérios danos e sintomas dolorosos nas várias estruturas anatômicas que compõem o aparelho mastigatório. Além disso, a má oclusão dentária pode comprometer a aparência estética do indivíduo.

Por isso, uma vez diagnosticada, a oclusão dentária anormal deve ser corrigida preferencialmente pelo tratamento ortodôntico, o qual proporcionará contatos interdentários saudáveis. Em casos mais graves, quando os ossos maxilares superior e inferior estão muito mal posicionados e discrepantes, a cirurgia ortognática, restabelecerá a relação normal entre ambos.

Dr. Apeles Lemos

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contador