CANDIDÍASE ORAL

Candidíase Oral – Introdução:

Candidíase oral é uma infecção da cavidade bucal causada por um fungo denominado Candida albicans.

A boca abriga uma variada, abundante e complexa comunidade microbiana.

Muitos tipos de micróbios vivem no interior da cavidade bucal, dentre eles o fungo Candida Albicans e incontáveis espécies de bactérias. Em condições normais de saúde, esses vários tipos de microrganismos vivem em equilíbrio na cavidade bucal.

A candidíase bucal ocorre quando o equilíbrio entre esses organismos é afetado.

Esta situação está associada ao enfraquecimento do sistema imunológico por condições como gripes, doenças crônicas, má higiene bucal, uso de próteses mal adaptadas e má nutrição. Portanto,é importante tratar e corrigir essas condições que debilitam as defesas do organismo.

Caso contrário, a queda da imunidade do organismo, afeta o metabolismo bucal, podendo resultar na multiplicação excessiva do fungo causador da Candidíase, desencadeando a doença.

A Candidíase oral também pode ser transmitida de uma pessoa para outra, através de beijos ou contato íntimo desprotegido.

Candidíase Oral – Sinais, Sintomas e Tratamento:

Candidíase Oral, Candidíase Oral Zona Sul, Candidíase Oral Zona Sul SP,

CANDIDÍASE ORAL – LESÕES CARACTERISTICAS

Os sintomas desta doença incluem o aparecimento de caroços, aftas e placas esbranquiçadas em várias regiões da mucosa bucal, inicialmente, de um modo geral, na língua e nas bochechas.

A sensação de ardência na boca é frequente.

Contudo a candidíase acaba por espalhar-se para o palato, gengivas, amígdalas e garganta.

Infecções mais graves podem estender-se para o esôfago, causando dor e dificuldade de engolir.

No adulto, o tratamento para candidíase oral deve ser orientado por um clínico geral ou um dentista, podendo ser feito em casa com a aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a Nistatina, durante período de 5 a 7 dias.

Além de medicamentos, o tratamento também envolve o controle das condições que causaram o aparecimento da infecção fúngica.

Durante o tratamento, também é importante ter cuidados, tais como:

• Escovar os dentes 3 vezes por dia, com escovas de cerdas macias;
  • Evitar comer alimentos gordurosos ou com açúcar, como bolos, doces, bolachas ou balas;
  • Manter uma rigorosa higiene bucal.

Um ótimo tratamento caseiro para a candidíase oral é o chá de poejo, porque possui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos.

Os casos mais graves devem ser tratados por meio da prescrição de medicamentos antifúngicos orais, normalmente por período de duas semanas ou a critério profissional.

Tratamento da Candidíase Oral, Tratamento da Candidíase Oral Zona Sul, Tratamento da Candidíase Oral Zona Sul SP,

CANDIDÍASE ORAL – SAPINHO

No bebê e na criança a candidíase bucal é também conhecida como sapinho.

O bebê recém-nascido pode contrair sapinho logo no momento do parto por contato com o canal vaginal da mãe ou por contato com objetos mal lavados como mamadeiras ou chupetas.

O uso de antibióticos pode ser outra causa do desenvolvimento da candidíase, pois altera a flora bucal favorecendo o crescimento do fungo que habita normalmente esta região.

O tratamento pode ser feito por meio da aplicação de um antifúngico local em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol.

O tratamento sempre deve ser conduzido por um médico pediatra ou odontopediatra.

Candidíase Oral, Candidíase Oral Zona Sul SP, Tratamento da Candidíase Oral Zona Sul SP,