Piercing Dental – Conceito:
O piercing dental é um recurso estético delicado, fixado nos dentes frontais, geralmente sobre o incisivo lateral ou canino, usado para realçar a beleza do sorriso.
Apresenta variedade de materiais, cores, tamanhos, formatos e intensidade de brilhos.
A maioria das pessoa prefere a tonalidade cristal.
O piercing dental mais comum é confeccionado em strass, pedra sintética composta de vidro, acrílico ou cristais de rocha, cuja base é revestida por metal, para conferir a ela brilho superior.
Existem piercings mais caros, fabricados em ouro, prata, cristal, diamante e pedras semipreciosas.
Piercing Dental – Instalação e Remoção:
Sua instalação é indolor, rápida e simples e não requer desgaste, além de não gerar quaisquer danos aos dentes.
Seu processo de fixação envolve limpeza e aplicação prévias de um ácido sobre o dente, para promover maior adesão à resina ortodôntica, responsável pela colagem da peça.
A retirada do piercing não danifica nem deixa manchas ao esmalte dentário., porém é importante remover toda a resina composta utilizada na sua fixação e realizar um polimento minucioso da superfície do esmalte.
Sabe-se que esmaltes dentários riscados ou ásperos captam pigmentos coloridos dos alimentos, podendo resultar em manchamento dental, além de facilitarem o acúmulo de placa bacteriana.
Piercing Dental – Durabilidade e Cuidados
A durabilidade do piercing não é muito prolongada, estimando-se que pode permanecer aderido ao dente, na dependência dos cuidados do paciente, por período médio estimado entre 3 a 6 meses.
Dentre esses cuidados, citam-se:
– escovar delicadamente os dentes com piercing (escova de cerdas macias);
– evitar mastigar alimentos muito duros, como o torresmo;
– evitar alimentos muito pegajosos, como as balas caramelizadas;
– evitar roer unhas;
A higiene bucal precária ao redor da região do piercing instalado pode gerar acúmulo de bactérias bucais, as quais podem produzir ácodos e toxinas responsáveis pelo aparecimento da cárie e da inflamação gengival.