1. Dentaduras sobre Implantes – Introdução:
Existem dois tipos básicos de dentaduras: as antigas dentaduras convencionais e as modernas dentaduras sobre implantes (overdentures).
As dentaduras convencionais e as dentaduras sobre implantes são classificadas como próteses móveis totais.
Ambas são consideradas próteses totais porque completam todos os dentes perdidos de uma arcada dentária inteiramente desdentada.
Também são consideradas próteses móveis porque podem ser removidas da boca para higienização.
A possibilidade de remover estas próteses para sua completa higiene diária contribui muito para sua maior durabilidade.
A perda de todos os dentes têm consequências dramáticas na vida das pessoas.
Após as extrações dentárias, as arcadas dentárias dentárias desdentadas sofrem progressiva redução da altura do osso dos maxilares.
A perda da altura dos ossos maxilares causa danos diversos, como distúrbios nos músculos da mastigação e na articulação responsável pelos movimentos mastigatórios (ATM).
Distúrbios na ATM podem causar dores intensas, as quais além da face, podem irradiar-se para a cabeça e pescoço.
A perda da função mastigatória resulta em má qualidade da alimentação e também na redução na capacidade de absorver nutrientes e sobrecarga da função digestiva.
O perfil do rosto torna-se envelhecido pela perda do volume da face como resultado da ausência dos dentes e pelo fato do queixo tender a tornar-se proeminente, comprometendo a estética facial.
A ausência dos dentes altera a função fonética (dicção), o que acaba por causar constrangimentos durante o ato de falar ou de sorrir.
Os danos emocionais são evidentes, resultando em redução da auto-estima dessas pessoas, as quais tendem a afastar-se do convívio social.
Por isso, a fim de minimizar ou até mesmo prevenir todos estes efeitos nocivos, torna-se importante a instalação, tão breve quanto possível, de dentaduras (próteses totais) para a reposição dos dentes perdidos.
As dentaduras convencionais são próteses móveis totais utilizadas diretamente sobre as mucosas das arcadas dentárias desdentadas.
As dentaduras sobre implantes são próteses móveis totais que possuem cápsulas em sua parte interna, as quais acoplam-se a botões de encaixe aos implantes previamente instalados no osso dos maxilares.
Dentaduras sobre implantes também são chamadas de overdentures.
2. Dentaduras sobre Implantes x Dentaduras Convencionais:
Uma análise comparativa entre as dentaduras convencionais sem implantes e as dentaduras sobre implantes será apresentada a seguir:
As dentaduras convencionais (tradicionais), sem implantes, apresentam vários inconvenientes, pois geralmente exigem um período de adaptação mais prolongado.
Durante este período, os pacientes geralmente precisam retornar algumas vezes ao consultório do dentista para contornar problemas, como o ajuste da mordida.
Além disso, é frequente a necessidade de desgaste de saliências destas próteses que acabam por pressionar os tecidos moles, causando ferimentos bastante doloridos.
As dentaduras antigas tradicionais podem ser em muitos casos desconfortáveis e de difícil aceitação para muitos pacientes, podendo tornarem-se inviáveis pela impossibilidade de adaptação.
A dificuldade de adaptação é geralmente muito maior na arcada inferior como resultado de sua precária estabilidade e fixação.
Isto se deve à basicamente dois fatores: à presença da língua em constante movimentação, e à maior atrofia óssea verificada na arcada inferior após as extrações dos dentes inferiores, quando comparada à menor perda óssea ocorrida após a remoção dos dentes superiores.
Como resultado, arcadas desdentadas superiores são mais volumosas do que arcadas desdentadas inferiores. Isso explica o porquê que dentaduras tradicionais funcionam melhor no maxilar superior.
Além disso, as dentaduras tradicionais confeccionadas na arcada superior contam com o apoio do pálato (céu da boca), o que lhes confere ainda melhor fixação.
Por outro lado, a presença da placa acrílica das dentaduras superiores sobre o pálato pode interferir com o paladar e dicção.
Dentaduras sobre implantes (overdentures) permitem não apenas a recuperação dos dentes perdidos. Proporcionam ainda a reposição de parte do volume perdido do osso da arcada dentária que oferecia apoio aos músculos da face.
Estas modernas próteses móveis sobre implantes tem muito maior fixação e estabilidade sobre a arcada dentária comparadas às dentadura convencionais.
Além de sua maior estabilidade e fixação, as dentaduras sobre implantes são muito mais eficazes quanto à função mastigatória. São ainda mais confortáveis e esteticamente superiores, com muito maior aceitação por parte dos pacientes..
Estas próteses requerem um número reduzido de dois a quatro implantes dentários para sua confecção. Contudo, sabe-se que a fixação desta prótese sobre apenas dois implantes pode resultar em sua menor durabilidade.
Quanto maior a quantidade de implantes, melhor a estabilidade e a durabilidade das próteses. Idealmente quatro implantes podem produzir excelentes resultados.
Lamentavelmente, as overdentures têm mostrado pouca durabilidade na arcada superior, uma vez que o osso da maxila é de consistência esponjosa e pouco compacta.
Esta característica têm gerado um consenso quase que universal de que as dentaduras sobre implantes devem ser preferencialmente confeccionadas na arcada inferior (mandíbula), onde o osso é muito mais denso e compacto do que na arcada superior (maxila).
3. Tipos de Overdentures:
Existem basicamente dois tipos de dentaduras sobre implantes: Tipo Bola ou Tipo Barra Clip.
As dentaduras sobre implantes tipo Bola oferecem uma menor estabilidade diante dos movimentos de mastigação e de inserção e retirada da prótese para a higiene diária. Esta situação é resultado do fato de que os implantes são instalados separadamente no osso dos maxilares e não são unidos entre si.
Como resultado, estas próteses tipo Bola apresentam uma movimentação relativa que pode causar algum desconforto a alguns pacientes.
Porém, pessoas diferentes possuem diferentes capacidades de adaptação, o que quer dizer que este pode não ser um problema para muitos pacientes.
As dentaduras sobre implantes tipo Barra Clip são mais resistentes, uma vez que os implantes são unidos por uma barra metálica entre si após sua instalação nos ossos dos maxilares.
Esta barra metálica proporciona muito maior fixação e melhor capacidade mastigatória à prótese, possibilitando maior conforto ao paciente.
A estrutura metálica das próteses Barra Clip também oferece uma maior durabilidade às dentaduras sobre implantes Barra Clip, considerando-se as forças relativas aos movimentos de retirada e colocação, aos quais são submetidas diariamente para higienização.