Hipersensibilidade Dentinária – Introdução:

A hipersensibilidade dentinária é resultado da exposição da raiz, a qual, por sua vez, é consequência do afastamento da gengiva do dente. O afastamento da gengiva é denominado retração gengival e pode ter causas variáveis.

Uma vez que a raiz é exposta, sua camada protetora muito pouco calcificada acaba por ser ser facilmente removida, resultando na exposição dos túbulos dentinários. Estes túbulos são canalículos minúsculos responsáveis pela condução dos estímulos térmicos, químicos e táteis, para o nervo dentário.

A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão de contato podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.

Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.

Em casos extremos, a persistência da hipersensibilidade dentinária e a consequente estimulação dolorosa do nervo dentário, pode

Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?

Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

Como tratar a hipersensibilidade dentinária?

Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta.

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contador

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.