Sorrir e perceber que a gengiva está inchada já é um fator comum na sua vida. A aparência do tecido pode não lhe incomodar tanto, mas o cenário muda quando as dores começam a surgir e você não sabe o que fazer para amenizá-las. A seguir os melhores cuidados para esta situação e diminuir os incômodos na região.

O que fazer para diminuir o inchaço?

Primeiramente, é importante saber que o inchaço da gengiva é motivado por uma série de fatores. Desde uma doença gengival, irritação relacionada a alimentação ou até mesmo por uma escovação agressiva. Consultar um dentista é essencial para descobrir a verdadeira causa do problema antes de tratá-lo. O especialista adianta alguns cuidados. “Uma higiene bucal leve e bem feita, uma dieta rica em vitamina C e cálcio e ir ao odontologista para uma limpeza e avaliação dos dentes”.

Medidas caseiras podem aliviar os incômodos

Pesquisar uma solução na internet parece ser a forma mais rápida e prática de solucionar o problema, mas não se engane, pois, geralmente, também não é a mais segura. É preciso tomar bastante cuidado no que se refere à sua saúde bucal. Existem alguns procedimentos caseiros para aliviar a dor causada pela gengiva inchada, mas o profissional recomenda, antes, procurar um dentista para saber se pode ser feito. “Compressas quentes e frias proporcionam alívio imediato da dor e do inchaço. Outro técnica muito indicada é aplicar o óleo de cravo na região três vezes ao dia”.

A forma de escovar os dentes pode ser a solução

Escovar os dentes com muita força é ruim. Praticar uma higiene bucal sem capricho também faz mal e contribui para o acúmulo de placa bacteriana. Todas essas situações podem causar inchaço e dor no tecido gengival. Mas realizar essa limpeza de maneira certa, traz alívio para o seu sorriso. Faça uma escovação leve, completa e sem pressa. “Você deve escovar os dentes três vezes ao dia. Tente usar o fio dental ao menos uma vez para remover a placa que a escovação não consegue alcançar e faça uso de uma escova de dentes com cerdas macias. Ela limpará os dentes de maneira eficaz sem causar mais irritação”.

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contador

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.