Flúor na Prevenção da Cárie:

O Flúor é um mineral encontrado naturalmente em todas as fontes de água, incluindo os oceanos.

Flúor na Prevenção da Cárie Dentária Zona Sul, Flúor na Prevenção da Cárie Dentária Zona Sul SP,

DENTES SAUDÁVEIS

A manutenção de uma dentição elegante e saudável é objetivo primordial da Odontologia. A sociedade atual em que vivemos valoriza a beleza do sorriso, a qual contribui decisivamente para o aumento da auto-estima da pessoa,

A cárie dentária é uma doença bucal extremamente comum, sendo responsável por uma quantidade incalculável de perdas dentárias em pessoas em todo o planeta. Portanto, a prevenção da cárie é uma das maiores preocupações da Odontologia.

O flúor é o melhor agente combatente contra a cárie, atuando no aumento da resistência dos dentes de toda a sua família, não importando a faixa etária, e devendo ser utilizado por todas as pessoas.
.
.

Flúor na Prevenção da Cárie Dentária Zona Sul, Flúor na Prevenção da Cárie Dentária Zona Sul SP,

CÁRIES DENTÁRIAS

Pesquisas demonstraram que o flúor não somente reduz a cárie nos dentes das crianças e adultos, como auxilia a reparar o esmalte dental danificado nas etapas iniciais das cáries dentárias, mesmo antes destas estarem visíveis,

Pessoas que apresentam uma maior tendência ao desenvolvimento de cáries precisam receber flúor em quantidades constantes e ideais para um melhor controle dessa grave doença bucal.

O flúor é um excelente agente preventivo contra as cáries. Contudo uma vez instaladas, as cáries devem ser prontamente eliminadas dos dentes de modo a interromper sua progressão. Posteriormente, restaurações devem ser confeccionadas a fim de reabilitar os dentes afetados.

.

Flúor – Métodos de Utilização e Aplicação:

Todos meios de utilização do flúor têm a intenção de elevar a concentração deste elemento químico na cavidade bucal.

A fluoretação das águas de abastecimento público é um importante meio coletivo de uso de flúor em nosso país.
.

Flúor na Prevenção da Cárie Zona Sul, Flúor na Prevenção da Cárie Zona Sul SP

CREME DENTAL FLUORETADO

O meio mais eficaz e prático de sua utilização é o consumo diário de cremes dentais fluoretados. Este método destaca-se dos demais pois associa a eliminação diária da placa bacteriana pela escovação dentária à frequente exposição da cavidade bucal à ação do flúor.

A placa bacteriana é uma crosta de consistência mole formada por bactérias bucais que aderem-se sobre as superfícies dos dentes e nas margens gengivais.

A placa metaboliza resíduos alimentares dissolvidos pelo meio bucal, em especial os açúcares, do que resulta a produção dos ácidos responsáveis pela destruição dos tecidos calcificados dos dentes (cárie dentária)..
.

Flúor na Prevenção da Cárie Dental Zona Sul, Flúor na Prevenção da Cárie Dental Zona Sul SP

APLICAÇÃO DE FLÚOR

Soluções fluoretadas aplicadas sobre os dentes pelo dentista (aplicação tópica de flúor) e soluções para bochechos diários também têm comprovada evidência científica de ação anticárie.

Estas soluções contém concentrações mais elevadas de flúor e suas aplicações devem ser necessariamente realizadas ou, no mínimo, monitoradas pelo dentista.

O intervalo entre esta aplicações de flúor será determinado pelo dentista, na dependência da suscetibilidade individual de cada paciente às cáries.
.

Flúor – Água Mineral Contém Quantidade Suficiente?

Flúor na Prevenção de Cáries Dentárias Zona Sul, Flúor na Prevenção de Cáries Dentárias Zona Sul SP

CONSUMO DE ÁGUA FLUORETADA

Se a água mineral é sua fonte principal de água de consumo, talvez você não esteja obtendo flúor em quantidade suficiente. Enquanto o flúor é adicionado na água de abastecimento público em 60% dos municípios do Brasil para reduzir a cárie dental, a maioria das águas minerais disponíveis no mercado não contém níveis ideais de concentração.

Nestes casos, especialmente se tiver filhos, é necessário que o paciente consulte o dentista sobre a necessidade de tratamentos complementares para atingir níveis ideais de consumo de flúor, caso a água mineral habitualmente ingerida.

Seu dentista pode recomendar tal complementação, se entender que as crianças não está recebendo níveis adequados deste importante agente preventivo. Porém, alguns fatores devem ser considerados:

  • O nível de flúor na sua água mineral pode variar muito entre as diferentes marcas. Se sua quantidade não aparecer no rótulo, peça informações à empresa responsável,
  • A quantidade de água mineral ingerida bebe durante o dia,
  • Considerar se a  água mineral é utilizada somente para beber ou também para cozinhar ou preparar sucos, por exemplo.
    .

Flúor e Higiene Bucal Adequada – Prevenção da Cárie Dental:

A cárie dental é responsável por enorme quantidade de perda de dentes em pessoas no mundo inteiro.

A prevenção da cárie deve ser prioritária na prática odontológica diária, o que não inclui apenas o uso de produtos fluoretados, mas principalmente a eliminação rotineira da placa bacteriana que se adere ás superfícies dentárias..

Flúor na Prevenção da Cárie Dentária Zona Sul, Flúor na Prevenção da Cárie Dentária Zona Sul SP

ELIMINAÇÃO DIÁRIA DA PLACA BACTERIANA

Mais importante que o uso do flúor na prevenção da cárie, é a eliminação rotineira da placa bacteriana que se adere constantemente às superfícies dentárias,

A remoção da placa bacteriana requer a prática de uma higiene bucal caseira adequada, o que, sem qualquer dúvida requer orientação profissional, sendo deste a inteira responsabilidade de determinar quais equipamentos e técnicas seus pacientes devem utilizar para a prática de uma correta higiene bucal,

A associação da higiene bucal adequada, a ingestão controlada de carboidratos fermentáveis e o aumento da resistência dos tecidos dentários pelo flúor diminuem consideravelmente as chances de aparecimento de cárie dentária.
.

Ingestão de Flúor em Excesso – Fluorose Dental:

Flúor na Prevenção de Cáries Dentárias Zona Sul, Flúor na Prevenção de Cáries Dentárias Zona Sul SP

FLUOROSE DENTAL

  • Crianças que ingerem quantidades excessivas deste elemento químico, como aquelas que vivem em regiões onde o flúor é adicionado à água potável em níveis acima dos indicados, podem adquirir fluorose dental.
  • A fluorose dental geralmente atinge crianças até os 12 anos de idade e trata-se de um distúrbio da formação dos dentes que caracteriza-se pelo aparecimento de manchas e pigmentações nos dentes cujas cores variam do branco opaco ao marrom, resultando em grande comprometimento estético.
    .
    .

Etapas da Evolução da Cárie Dentária:

Flúor na Prevenção de Cáries Dentárias Zona Sul, Flúor na Prevenção de Cáries Dentárias Zona Sul SP

EVOLUÇÃO DA CÁRIE

  • A cárie dentária é uma doença causada basicamente pela interação de três fatores: da má higiene bucal, a qual permite a formação da placa bacteriana (crosta pegajosa e invisível formada pelas bactérias bucais que se gruda nas superfícies dos dentes) e da presença no meio bucal de carboidratos fermentáveis, como os açúcares,
  •  A cárie inicia-se pela metabolização desses carboidratos por parte das bactérias da placa. Como subproduto desse metabolismo bacteriano são liberados ácidos capazes de corroer progressivamente os tecidos mineralizados do dente (desmineralização dos tecidos dentários calcificados),
  • A destruição inicia-se pelo esmalte (camada mais externa), continua-se pela dentina (camada interna ao esmalte), até atingir o nervo dentário que localiza-se numa espécie de câmara envolvida pela dentina,
  • A progressão da cárie irá causar a necrose do nervo dental (morte do nervo) e a completa contaminação e infecção do canal dentário pelas bactérias,
  • As bactérias que infectam o canal podem penetrar na corrente sanguínea e causar lesões à distância, pois podem atingir outros órgãos e regiões do organismo,
  • O tratamento de canal e a restauração do dente devem ser realizados para evitar não apenas a perda do elemento dental, mas também a disseminação da infecção para outros órgãos à distância.

    Clínica Odontológica Apeles Lemos

    Clínica de Especialidades Odontológicas
    . 

    Fones:  (11) 5563-5471  /  (11) 5671-5546

    WhatsApp: (11) 9 4624-000

    E-mail: contato@odontoapeles.com.br

    E-mail: agendamento@odontoapeles.com.br


    ..

 

Como você avalia esse artigo?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contador

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.